FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

sc v

28 Jan 2022

Viana do Castelo investe mais de 366 mil euros para apoiar desporto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo municipal acaba de aprovar um conjunto de propostas, num valor global superior a 366 mil euros, para apoiar e incentivar a prática desportiva no concelho. No âmbito da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023, o executivo tem reforçado a aposta no desporto, com apoios diversos a atletas e a coletividades.

Assim, a maior fatia deste investimento vai para o programa educativo municipal “Náutica nas Escolas”, que implica um esforço financeiro de 182.400 euros. Este montante é dividido num valor mensal fixo, de 3.800 euros, a atribuir ao longo deste ano aos quatro clubes náuticos do concelho: Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana.

Neste ano letivo de 2021/2022, a Náutica nas Escolas abrange cerca de 2.000 estudantes de dez escolas vianenses, distribuídos por 97 turmas. Desta forma, integradas na disciplina de educação física, são lecionadas aos estudantes das escolas básicas e secundárias a prática de desportos náuticos num projeto que envolve os agrupamentos escolares e os clubes náuticos no Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf.

Também o projeto Stand Up Paddle Para Todos, para pessoas com deficiência, integra este primeiro pacote financeiro desportivo. O projeto surgiu por iniciativa da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e vai abranger 120 utentes da unidade de Areosa, numa iniciativa que merece um investimento municipal de 9.153 euros para aquisição do material necessário à prática da modalidade. 

A APPACDM já tinha utentes integrados no projeto Náutica para Todos e agora alarga a prática desportiva dos utentes ao Stand Up Paddle. Numa segunda fase, este projeto irá abranger 200 pessoas com deficiência ou incapacidade, utentes de outras unidades da APPACDM e mais 100 crianças e jovens com deficiência ou com incapacidades apoiadas por outras instituições.

Foram ainda aprovados diversos apoios, no valor global de 59.740 euros, para o desenvolvimento desportivo de atletas do concelho. No âmbito do Programa Esperanças Desportivas, foram aprovados apoios a dois atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense: Marta Araújo Lisboeta (renovação), com 2.750 euros, e Ricardo Pedro (renovação), também com 2.750 euros.

Na Alta Competição, através da Federação Portuguesa de Bilhar, foram atribuídos apoios a Henrique Correia, no valor de 6.780 euros, e a Maria Vânia Franco, no valor de 5.460 euros. Através do Surf Clube de Viana, foi ainda atribuído um apoio de 7.500 euros (renovação e aumento) à campeã mundial de surf adaptado, Marta Jordão Paço.

No Programa Olímpico, o município atribuiu ainda apoio a Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, com 4.000 euros; Beatriz Gago, Clube de Vela de Viana do Castelo, com 6.500 euros; Ana Rodrigues (renovação), nadadora da Escola Desportiva de Viana, com 7.500 euros; e Iuri Leitão, pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com 7.500 euros. Foi ainda definido um patrocínio de 4.500 euros aos atletas Hélio Gomes e Cláudia Ferreira, do programa olímpico. 

No âmbito da Medida 2 de Apoio à Atividade Desportiva, o Município aprovou igualmente 50.000 euros ao Sport Clube Vianense, para beneficiação dos vestiários e balneários do Estádio Dr. José de Matos, no âmbito da candidatura PRID. 

No âmbito da Medida 4 de Apoio à Atividade Desportiva, foi aprovada uma verba de 36 mil euros aos Cyclones, para a realização da Meia Maratona Manuela Machado. Foram igualmente aprovados dois apoios à Federação Portuguesa de Bilhar, para os Campeonatos Europa Snooker 2021 e Campeonatos Europa Pool 2021, de 1.975 euros e 2.500 euros, respetivamente. 

Foi ainda definido um apoio extraordinário de 20 mil euros à participação nas competições internacionais da Associação Juventude de Viana, como o “Rink Hochey European Club Competitions”, subsidiando assim as inscrições, deslocações e estadia da equipa.

Na reunião de executivo foi também aprovado um apoio extraordinário ao Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que iniciou na presente época a prática da modalidade de “Orientação”. Para fazer face às novas despesas, foi, assim, definido um apoio de 5.000 euros.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts