FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Jan 2022

Viana do Castelo: Rio Lima com pouca lampreia mas de boa qualidade

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A safra da lampreia no rio Lima, em Viana do Castelo, iniciada nos primeiros dias do ano, começou tímida, com poucos exemplares, mas de boa qualidade, garante a associação de pescadores.

No Lima a captura da Lampreia começou no primeiro dia do ano e e prolonga-se até 30 de março. Após um período de defeso [definido como a paragem temporária da pesca para preservação da espécie], a safra será retomada em 06 de abril e prolongar-se-á até ao primeiro dia de maio. A faina faz-se, entre a cidade de Viana do Castelo e a freguesia de Lanheses.

Luís Miguel Ferreira, da direção da Associação de Pescadores do rio Lima, apontou a “pouca quantidade” registada em outros anos e mostrou-se convencido que as capturas vão aumentar “para bem dos pescadores”.

“Neste momento, em média, por dia, estão a ser capturadas entre 15 e 20 lampreias por todas as embarcações licenciadas”, referiu.

Luís Miguel Ferreira adiantou que “o preço por unidade, vendida em lota, varia entre os 40 e os 50 euros”, sendo que “fora da lota o preço praticado é superior, podendo atingir os 60 euros”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts