FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

24 Fev 2022

António Costa condena ação militar da Rússia e pede reunião do Conselho Superior de Defesa

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O primeiro-ministro, António Costa, condenou hoje veementemente a ação militar da Rússia contra a Ucrânia e solicitou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional.

“Condeno veementemente a ação militar da Rússia à Ucrânia. Irei reunir com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o ministro da Defesa Nacional e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. E solicitei ao senhor Presidente da República reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, António Costa acrescenta que os seus pensamentos “estão com o povo ucraniano perante este ataque injustificado e lamentável”.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje o início de uma operação militar, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Num discurso televisivo, Putin disse que decidiu lançar a operação militar em resposta a ameaças de “genocídio” no leste da Ucrânia vindas das autoridades de Kiev, defendendo que a responsabilidade por um eventual derramamento de sangue é do “regime” ucraniano.

Todos os militares ucranianos que depuserem as armas poderão deixar com segurança a zona de combate, prometeu o presidente russo.

Putin garantiu que o objetivo não é “a ocupação”, mas sim a “desmilitarização” da Ucrânia.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts