FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Fev 2022

Capela de São Lourenço reabilitada para travar o estado “de degradação e abandono”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A capela de São Lourenço, do século XVI, situada em pleno estuário do rio Lima, em Darque, Viana do Castelo, foi reabilitada pela Junta de Freguesia para travar o “estado de degradação e abandono”, disse hoje o autarca local.

Em declarações à agência Lusa, Augusto Silva justificou a “urgência” da intervenção pela necessidade de “reparação do telhado que se encontrava com bastantes telhas partidas”

“O executivo contactou a diocese de Viana do Castelo, no sentido de solicitar autorização para ser feita uma intervenção de lavagem e pintura exterior, e mais importante, a reparação do telhado que se encontrava com bastantes telhas partidas”, especificou o autarca da CDU.

A capela de São Lourenço, que reabriu ao culto em 2013, após obras de reabilitação, é uma referência da foz do Lima, na margem esquerda da cidade de Viana do Castelo, em Darque, e que todos os dias, com a subida da maré, fica inacessível.

Augusto Silva salientou serem ainda necessárias outras intervenções “tanto no interior, como na área que circunda a capela, bem como a construção de um acesso pedonal que ligue o final da ecovia ao recinto da capela por forma a preservar a vegetação que sustenta a dunas”.

O autarca da vila de Darque defendeu ainda a necessidade de dotar a praia fluvial existente na envolvente da capela de “um apoio de praia e de vigilância durante a época balnear, pois é frequentada por milhares de pessoas”.

“Nestes últimos anos, além da limpeza da área que circunda a capela, com a importantíssima e valiosa colaboração de um grupo de amigos de Darque, que voluntariamente têm colaborado com o executivo, foram produzidas e colocadas duas mesas para piqueniques e respetivos bancos, foram colocadas papeleiras e guarda-sóis de colmo na praia fluvial”, destacou Augusto Silva.

Segundo o autarca, as obras agora concluídas foram realizadas na última semana de janeiro, num investimento que rondará os 1200 euros.

“As obras, dada a sua urgência, foram executadas pela Junta de Freguesia. Em meados de 2021 foi solicitado apoio à câmara municipal, mas até à data não obtivemos qualquer resposta”, referiu.

Isolada no areal da margem esquerda do rio Lima, enquadrada com a ponte Eiffel e conhecida por ficar rodeada de água todos os dias, a capela de São Lourenço aparece em plano de destaque em praticamente todos os postais da marginal de Viana do Castelo.

A capela esteve em ruínas até 1977, altura em que foi intervencionada para que, pelo menos no dia do padroeiro, pudesse receber celebrações.

Durante as últimas obras de restauro do templo foram encontrados vestígios indicando a presença de um culto pagão, anterior à construção da primitiva capela.

Além da capela de São Lourenço, a Junta de Freguesia de Darque identificou a necessidade de “intervenções urgentes” na capela de São Brás e da Senhora das Areias. A beneficiação da envolvente deste último templo está prevista no projeto de requalificação da avenida do Cabedelo, por 662.480 euros, após o abate de 30 plátanos para a construção dos acessos ao porto de mar.

O projeto resultou de um protocolo celebrado, em outubro de 2020, entre a Câmara e a Associação de Moradores do Cabedelo, na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima.

O acordo prevê que o município, em articulação com a Junta de Freguesia de Darque, efetuem a requalificação do espaço público envolvente da capela da Senhora das Areias e da área envolvente ao pequeno núcleo habitacional frontal à capela, obra que deveria ter-se iniciado em outubro de 2021”.

“Quanto à envolvente da capela de São Brás, o executivo está a elaborar projeto e orçamentação para a sua pavimentação e construção de um parque de merendas”, referiu.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts