Este manual de apoio ao professor e técnico qualificado foi concebido para servir de suporte técnico e pedagógico dos projetos “Desporto Escolar sobre rodas” e “O Ciclismo vai à Escola”, desenvolvidos no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT). Os referidos projetos, incluindo este manual, resultam de um trabalho colaborativo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar (CNDE), e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
De facto, a competência de «andar de bicicleta», por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e em qualquer lugar, é assumida como de elevado valor instrumental, ecológico e económico, pelo que deve ser entendida como fundamental no contexto de competências a desenvolver junto de crianças e jovens. Não obstante, verificamos que em Portugal o número de jovens que não domina o padrão motor «andar de bicicleta» é muito elevado, situação que justifica uma aposta do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no desenvolvimento de projetos que promovam a utilização da bicicleta de forma regular e associada a um estilo de vida saudável.
Neste sentido, considerando que a escolaridade obrigatória é um período crítico para a aprendizagem e consolidação daquela competência, a publicação deste manual, em paralelo com os projetos “Desporto Escolar sobre rodas” e “O ciclismo vai à escola”, assume-se como ferramenta imprescindível de apoio a todos aqueles que têm a responsabilidade de promover o ensino e treino da capacidade de «andar de bicicleta».
A edição deste manual envolveu a participação de diversos especialistas e entidades, que em conjunto contribuíram para um conteúdo pertinente e inovador, o qual terá forte impacto nos processos de ensino-aprendizagem, junto de professores e alunos.