FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Mar 2022

Alvarães volta a organizar Via-Sacra em Quadros Vivos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Via-Sacra em quadros vivos, uma procissão religiosa, já tradicional na vila de Alvarães, é realizada todos os anos no fim se semana que antecede a Páscoa, envolvendo mais de uma centena de figurantes. Os quadros vivos, representam através de dramatizações dinâmicas, paixão e morte de Cristo.

Os figurantes, na sua maioria jovens da terra, constroem inspirados nos quadros bíblicos e recorrendo em grande parte à reutilização de materiais, os cenários que ao longo do percurso tentam representar com o maior realismo possível as descrições bíblicas destes momentos de paixão vividos por Jesus Cristo.

Este evento, interrompido nos últimos anos em consequência da pandemia, será retomado este ano por iniciativa dos jovens e associações alavaranenses, aos quais se juntam muitos colaboradores.

A Via-Sacra 2022, será realizada no próximo dia 9 de abril. Iniciará na Igreja de S. José, com a Eucaristia e fará o percurso habitual até à Igreja Matriz. Durante o percurso de aproximadamente 3 Km, que liga as duas Igrejas da Vila.

A recriação popular termina no dia seguinte, pelas 10h00, com a “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém, também pelas ruas do centro de Alvarães seguida de bênção de ramos e a Eucaristia Dominical.

A Via-Sacra, que retrata a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, é organizada por jovens da comunidade de Alvarães, num ato de convívio e vivência da fé.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts