Este evento pretende unir a prática desportiva e a consciencialização dos jovens para a importância da preservação do ambiente e da adoção de hábitos de vida saudável. Para o efeito, a manhã foi preenchida por provas de Remo no rio Lima, decorrendo em paralelo diversas acções de sensibilização sobre a separação de resíduos, a poupança de água e a importância da ingestão de fruta.
As provas foram disputadas em dois formatos: em linha, para os mais experientes e em slalom, para aqueles que ainda estão no seu primeiro ano de Remo. As condições meteorológicas estiveram excelentes e permitiram que todas as actividades previstas decorressem com sucesso e que se juntasse um número bastante considerável de espectadores ao longo da Praia da Argaçosa. Estiveram presentes 200 jovens remadores de 7 clubes da região Norte.
Em termos globais, o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, voltou a destacar-se obtendo o maior número tripulações medalhadas (16) e o maior número de vitórias (7). O Clube Naval Infante D. Henrique e o Sporting Clube Caminhense também estiveram a um bom nível, colocando mais de uma dezena de tripulações no pódio. Por se tratar da última regata do Troféu de Remo Jovem da Associação de Remo do Norte, esta competição serviu para apurar as tripulações que irão representar a Região Norte na Regata Inter-Associações, que irá decorrer em Montemor-o-Velho a 9 de abril. Com os resultados alcançados, o VRL conseguiu apurar 10 tripulações.
O próximo grande evento a organizar serão os Jogos Náuticos do Atlântico, no próximo mês de julho, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e os restantes clubes náuticos da cidade.
Foto: Américo Dias