Entre os 750 alunos participantes, que representam as Coordenações Regionais do Desporto Escolar do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve, destaca-se a participação dos alunos da região autónoma dos Açores, que assim se juntam a esta prova, uma das grandes festas do Desporto Escolar e do desporto nacional. Os alunos presentes nesta importante competição nacional, resultam das fases de apuramento, escolar, local e regional, as quais envolveram muitos milhares de alunos e centenas de professores.
No dia 1 de abril, para além da receção das delegações participantes, temos a Cerimónia de Abertura, que decorrerá no Pavilhão n.º 1 de Valença, com a presença das entidades representativas do Ministério de Educação, do Município de Valença e das estruturas desportivas regionais e nacionais convidadas para o efeito.
No dia 2 de abril, junto às Muralhas da Fortaleza de Valença, considerada a mais importante fortificação do Alto Minho, teremos o início da prova, pelas 10h00 e onde os alunos irão competir, esperando-se uma manhã muito animada em terras minhotas.
O Corta-Mato Nacional Escolar é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar. De destacar a importância que o mesmo teve para alguns atletas referência no contexto do desporto nacional como é o caso da Marta Pen ou Patrícia Mamona.
Esta competição é organizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Norte, sob a égide da Direção-geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar.