A iniciativa, que chegou a cerca de 1.900 alunos, incluiu as escolas E.B. 2,3 da Correlhã (Ponte de Lima), Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (Valença), Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo), E.B. 2,3 António Feijó (Ponte de Lima), Escola Secundária de Ponte de Lima, E.B 2,3 de Freixo (Ponte de Lima), Agrupamento de Escolas de Arcozelo (Ponte de Lima) e Agrupamento de Escolas de Valdevez (Arcos de Valdevez).
Com esta iniciativa, permitiu-se que os alunos envolvidos tivessem uma experiência simulada da prática de canoagem, através do uso de ergómetros. Os alunos aprenderam ainda as várias disciplinas e distâncias da modalidade, bem como os tipos de embarcações utilizadas e, no geral, os benefícios da prática desportiva.
Esta apresentou-se como uma excelente oportunidade de fazer chegar a canoagem à escola e aos seus alunos, divulgando não só a modalidade, mas também o trabalho das diversas instituições e clubes associados à iniciativa, nomeadamente o Clube Náutico de Ponte de Lima.