FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

27 Mar 2022

Dia Mundial do Teatro celebra-se este domingo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Em 1962 celebrou-se pela primeira vez o Dia Mundial do Teatro pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). Seis décadas depois, a data continua a ser comemorada, anualmente, a 27 de março pela comunidade internacional do teatro. Uma das comemorações mais importantes deste dia é a circulação da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual, a convite do ITI, uma figura de reconhecimento mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura da Paz.

Este ano, a Mensagem é da autoria do encenador de Teatro, Ópera e Diretor de Festivais Peter Sellars (Estados Unidos), tendo sido partilhada pelo Instituto Internacional do Teatro ITI – Organização Mundial para as Artes Performativas e traduzida para português por Ricardo Simões (do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana).

“O teatro é a criação na terra de um espaço de igualdade entre humanos, deuses, plantas, animais, horas de chuva, lágrimas e regeneração. O espaço de igualdade e audição profunda é iluminado pela beleza escondida, mantida viva numa interação profunda de perigo, equanimidade, sabedoria, ação e paciência.

[…]

Este é um tempo para um profundo refrescar das nossas mentes, dos nossos sentidos, das nossas imaginações, das nossas histórias e dos nossos futuros. Mas este trabalho não pode ser feito por pessoas sozinhas, trabalhando isoladamente. É um trabalho que precisamos de fazer juntos. O teatro é o convite para fazermos este trabalho juntos.”

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts