FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

sc v

17 Mar 2022

Eco Maratona Ibérica em Portugal e Espanha a 12 de Junho e 4 de Setembro

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Promover a saúde e estimular a consciencialização ambiental são os principais objetivos da "Eco Maratona Ibérica" que se realiza em duas etapas nos dias 12 de junho e 4 de setembro.

Trata-se de uma prova desportiva que vai muito além do seu caracter competitivo, ou seja, EMI possui um conceito de maratona totalmente diferente do habitual, não só pelo perfil da prova como pelos seus objetivos: Atividade física, sustentabilidade ambiental, natureza e cultura são as palavras desta “Eco Maratona”. De acordo com a organização, “o combate ao sedentarismo através do estímulo da prática de exercício físico num espectro alargado no que respeita a faixa etárias, e a sua total sustentabilidade e consequente preservação do meio ambiente, são as prioridades deste evento único e revolucionário”.

Nesta primeira edição, a EMI será constituída por 2 eventos em localidades fronteiriças: Verín-Chaves e A Guarda-Caminha. Durante a travessia entre Espanha e Portugal, a prova propõe desfrutar de mar, rio, e de uma beleza inigualável ao longo de toda a ecovia, “uma experiência inédita para todos os apaixonados da modalidade e da natureza”. As distâncias aproximadas de 42km, 21km e 10km são percorridas pela Ecovia Internacional Tâmega e Corgo, Ecovia do Rio Minho, trilhos naturais e finalizadas no coração das respetivas cidades.



Verín, município raiano de Espanha, na província de Ourense, distingue-se pela riqueza em património cultural e natural. É com vista para os emblemáticos monumentos históricos artísticos e espaços mágicos, selvagens e protegidos que os participantes irão iniciar a sua aventura ecológica no próximo dia 12 de junho. A Ecovia Internacional Tâmega e Corgo é o palco que proporcionará desfrutar do Rio Tâmega e de toda a natureza que o envolve. O Parque de Lazer do Açude do Rio Tâmega, marca a travessia da fronteira entre Espanha e Portugal. É em Vila Verde da Raia que se inicia em solo português a descoberta do Vale da Cidade de Chaves. A cidade dotada de uma riqueza cultural e gastronómica invejável, conhecida por “Aquae Flaviae” devido às famosas e terapeutas nascentes termais, será o palco da receção aos atletas que irão percorrer as zonas temáticas como o marco Zero Km da Estrada Nacional 2, o Parque da Cidade, terminando na mítica Ponte Romana.

Por outro lado, a 4 de setembro, esta Eco Maratona Ibérica promove uma travessia especial entre A Guarda e Caminha. Com início em A Guarda, os atletas têm o privilégio de desfrutar de uma tripla paisagem. Marítima, fluvial e montanhosa e do famoso Castro de Santa Trega. Seguem pela Ecopista do Rio Minho, atravessando praias fluviais e respetivos pinhais até à Ponte da Amizade que marca a travessia entre os 2 países. Vila Nova de Cerveira marca o início da aventura ecológica em solo português, onde os atletas continuarão a ser brindados pelos encantos da natureza que tanto caracterizam a costa. Terminada a Ecopista, Caminha é palco dos últimos e decisivos quilómetros na receção de todos os participantes, onde serão percorridos no coração da vila.

Prova com 42km/21km/10km e caminhada/EMI kids:

  • Verín – Chaves, 12 de junho
  • A Guarda – Caminha, 4 de setembro

Um desafio transfronteiriço que promete revolucionar o conceito das maratonas. Não só pelo perfil da prova como pelos seus objetivos: Promover a Saúde e Estimular a Consciencialização Ambiental são os principais objetivos da Eco Maratona Ibérica.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts