FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

04 Mar 2022

Municípios do Alto Minho vão recolher alimentos e arranjar alojamento para refugiados da Ucrânia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vão começar, na próxima semana, a recolher bem essenciais e a identificar alojamento para os refugiados da Ucrânia.

Com o lema “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, iniciativa da CIM do Alto Minho, em articulação com os dez municípios da região, o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar incluirá, numa primeira fase, a recolha de “bens que correspondem às indicações que dadas pelo consulado da Ucrânia, no Porto”.

A “campanha de solidariedade à escala intermunicipal, a favor do povo ucraniano”, preparada CIM do Alto Minho, sediada em ponte de Lima,prevê ainda a disponibilização de alojamento temporário.

“Os municípios do Alto Minho estão já a fazer um inventário base de disponibilidade de alojamento temporário para refugiados (isolados e/ou de grupos/famílias)”, apontou a CIM do Alto Minho numa nota hoje enviada às redações.

Segundo a CIM do Alto Minho, “neste momento, respondendo ao apelo da Cruz Vermelha Portuguesa, a prioridade é a angariação de fundos que reverterão para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito”.

“As doações podem ser feitas ‘online’, através do site icrc.org ou do IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5”, especifica a nota.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008. É composta pelos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima), e serve uma população, de acordo com o Censos 2021, de 231.488 habitantes.

Outra intenção de colaboração poderá passar pela utilização da plataforma criada pelo Governo Polaco (https://pomagamukraine.gov.pl/), para responder ao elevado número de movimentos voluntários de solidariedade por parte da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais e também dos municípios e promover uma entrega coordenada desta ajuda humanitária.

Toda a informação sobre a campanha “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, assim como as ações que serão dinamizadas à escala intermunicipal, estarão centralizadas e serão divulgadas no site da CIM Alto Minho, em www.cim-altominho.pt e redes sociais. Mais informação sobre a dinamização desta iniciativa apoiada e promovida à escala municipal pelos 10 municípios que compõe esta Comunidade Intermunicipal poderá ser obtida através de um canal de comunicação criado para o efeito também disponível no site da CIM e dos municípios.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts