FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

21 Mar 2022

Paredes de Coura organiza encontro internacional de escolas de música

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Paredes de Coura recebe entre sexta-feira e domingo o Vira Fest - Encontro Internacional de Escolas de Música, evento que resulta da residência artística Escola do Rock e que pretende estimular a partilha de projetos educativos.

“É um conceito de festival muito maleável, fácil de adaptar a diferentes formatos. Tanto pode ser itinerante como ser realizado em qualquer cidade, estabelecendo relações com bares, auditórios e salas de espetáculos. Foi pensado para ser um modelo muito versátil para que a Escola do Rock possa continuar a desenvolver parcerias com outros municípios, instituições e escolas”, afirmou hoje o diretor da Escola do Rock, Nuno Alves.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Alves adiantou que o Vira Fest – Encontro Internacional de Escolas de Música quer ser “um momento de partilha entre escolas de música com projetos educativos, diferentes, fora da caixa”.

O programa do Vira Fest integra “conferências, partilha de experiências, ensaios e concertos com a participação de diversas escolas de música e projetos de educação musical portugueses e galegos, para refletir sobre o seu papel para a inclusão de diversos setores da população”, sendo que “todas as atividades são de entrada livre”.

“Partindo da experiência acumulada da Escola do Rock, um projeto educativo promovido pela Câmara Paredes de Coura desde 2014, a proposta deste evento é virar esta escola num festival, originando o nome “Vira Fest”, e convidar outras escolas de música e projetos educativos a apresentar as suas experiências e metodologias”, explica a organização, em nota hoje enviada às redações.

Na sexta-feira o programa incluiu uma conferência, no Centro Cultural de Paredes de Coura, com oradores convidados de escolas e projetos de educação musical, como A Voz do Rock (Viseu), Skoola – Academia de Música Urbana (Lisboa), A Música dá Trabalho, da Omnichord (Leiria), Descúbreas (Pontevedra, Galiza), Música e Inclusão no Alto Minho, Tum Tum Tum (Gondomar, Porto e Matosinhos) e Serviço Educativo das Comédias do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira).

Além desta atividade, a programação também inclui ensaios abertos da Escola do Rock de Paredes de Coura, em colaboração com outras escolas e com o coro sénior do projeto Couração CLDS 4G, bem como ‘showcases’ e concertos no Centro Cultural e na Caixa de Música.

Nesses espaços “vão atuar combos da Academia Valentim de Carvalho, Rockschool Porto, Escola Estúdio do Pejão, Estudo Bonobo (Pontevedra, Galiza), Allegro Música (Vigo, Galiza) e da própria Escola do Rock de Paredes de Coura”.

O festival “destina-se ao público em geral, docentes e alunos de escolas de música ou artísticas e a técnicos que trabalham com diversos setores da população”.

O Vira Fest – Encontro Internacional de Escolas de Música é promovido pela Câmara de Paredes de Coura no âmbito do Rock com Todos, inserido no projeto Cultura para Todos, financiado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

O evento é produzido pela Associação Cultural Rock’n’Cave e conta com coordenação do Space Ensemble, responsável pela direção de formação e atividade da Escola do Rock de Paredes de Coura.

O festival já teve outras edições: em 2019, em Vigo, na Galiza, na Sala Radar e na Fundação Barrié, em parceria com a Escola Municipal de Vigo e Allegro Música e outra em 2021, em várias localidades galegas, em colaboração com os municípios, escolas de música e bandas locais de Tomiño, Ponteareas e Nigrán.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts