O projeto “Renato Pita #22+” foi apresentado ao final da tarde do passado sábado, na Quinta dos Cónegos, na cidade da Maia, local escolhido para o momento que marcou o arranque da nova época para o piloto natural de Viana do Castelo.
Numa sessão realizada à porta fechada, para a equipa, patrocinadores e amigos do piloto e conduzida pela jornalista Inês Gonçalves, muitos foram os temas abordados, nomeadamente o regresso do piloto ao campeonato da Madeira de ralis em 2022, agora ao volante do seu novo carro, um Peugeot 208 Rally 4, cuja preparação está a ser ultimada em França, pela equipa “Sebastien Loeb Racing”, com quem o piloto estabeleceu a sua mais recente parceria estratégica.
O regresso ao Campeonato da Madeira de Ralis, dá continuidade ao trabalho iniciado em 2019 pelo piloto natural de Viana do Castelo, ao disputar um campeonato que assume trazer “tao boas recordações” e que o devolve a um dos seus “locais preferidos”. Segundo o piloto, os objetivos passam por “evoluir de forma constante e progressiva na adaptação ao novo carro, contanto com o apoio da equipa à qual agora se juntam os técnicos franceses da Sebastien Loeb Racing”.
Durante a apresentação, foi ainda desvendada a retoma da ligação à sua cidade natal, com Renato Pita a promover “Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto” em 2023, permitindo ao piloto a estreia em duas provas do Campeonato do Mundo. Em declarações à Rádio Geice e acerca da parceria, Ricardo Rego, vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo assegura ser “uma relação natural e uma aposta segura do município na promoção da cidade e simultaneamente do talento da região”. Já para o piloto, esta participação no campeonato do mundo “é uma responsabilidade acrescida no sentido de proporcionar o retorno que a cidade merece”, assegurando que “tudo será feito no sentido de atingir os objetivos propostos.
Com quase 20 anos de carreira, Renato Pita lançou ainda durante a apresentação, a ideia de construção da “Academia Renato Pita”, que permitirá a criação de uma escola de prevenção rodoviária para os mais novos. Ainda em fase de estudo, o piloto espera ver este projeto concluído nos próximos anos.