Os pilotos estrangeiros vêm de Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Suíça, Nova Zelândia, entre outros países.
A pista, que está na primeira fase de construção, conta com 1.600 metros de extensão, vencendo um desnível de 226 metros com “muita pedra”, desde os Miradouros de Santa Justa até ao Parque das Valinhas.
Os treinos começam sábado, às 8h30, até às 18h00. No domingo, os treinos começam às 8h00, com as primeiras mangas de qualificações a acontecerem de manhã. Às 14h30 têm início as mangas finais, estando o pódio previsto para as 17h00.
Esta será a decima primeira vez que a Padela Natural se alia a importantes provas de Downhill, contando já com uma prova internacional, um campeonato nacional e várias Taças de Portugal, tornando a Padela no palco de uma das mais espetaculares descidas de Downhill, sempre com grande afluência de atletas nacionais e internacionais, bem como de público entusiasta.
A prova foi apresentada, esta terça-feira, em conferencia de imprensa na Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego e por Nuno Peixoto, Vice-presidente da Padela Natural, Associação Promotora.