Em 2021, foram realizados investimentos, de valor superior a 15 milhões de euros em áreas fundamentais como a educação e formação, a coesão, saúde e ação social, a mobilidade sustentável e urbanismo, a cultura, desporto e lazer, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico e turístico. Este foi também um ano de grandes desafios para o concelho e para os arcuenses devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. O Município e os vários parceiros responderam sempre com prontidão e responsabilidade aos compromissos autárquicos, à emergência sanitária e no apoio às pessoas, instituições e economia.
No desempenho orçamental, a Autarquia apresentou uma poupança corrente superior a 6,2 milhões de euros, aplicada na realização de investimentos, cumprindo o princípio do equilíbrio orçamental.
Nas Grandes Opções do Plano (GOP), de realçar os investimentos nas funções sociais, com 8,1 milhões de euros e nas funções económicas com cerca de 4,3 milhões de euros, seguindo-se as transferências para as Juntas de Freguesia, com cerca de 2 milhões de euros e as funções gerais com cerca de 785 mil euros.
O ano 2021, ficou marcado pela concretização de importantes investimentos. Na educação concluímos o investimento no Jardim de Infância, do Centro Escolar de Távora e iniciamos a intervenção no Bloco 4, da EB 2,3/S. No âmbito da parceria com o IPVC, começou a ser lecionado em Arcos de Valdevez, o ensino superior, nomeadamente o CTESP – Curso Técnico Mecânica Automóvel. Na habitação concluímos a reabilitação de mais um edifício municipal para arrendamento jovem. Na ação social avançamos com os apoios às pessoas e às instituições, no âmbito dos programas “Vale de Compras Recontro”, “Vale de Natal” e “Arcos Desconta” e no apoio à recuperação de habitações. Na saúde apoiamos a ULSAM, no âmbito da Covid, o centro de vacinação e na reabilitação da Extensão do Centro de Saúde em Soajo. Na mobilidade sustentável e urbanismo, inauguramos a Avenida D. Afonso Henriques, entre a rotunda da Solidariedade e a Rotunda da Variante em Prozelo. Concluímos a intervenção na Rua Padre Himalaya e o arruamento da Lamela. Na rede de transportes e comunicações reabilitamos e melhoramos as acessibilidades e reforçamos a segurança rodoviária por todo o concelho. Na cultura e conhecimento abrimos as Oficinas de Criatividade Himalaya. No desporto e lazer abrimos um Centro de Bicicletas & Caminhadas, em Soajo e iniciamos o processo para a construção da 3ª fase da Zona Desportiva. Na sustentabilidade ambiental, realizamos investimento na rede de abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos. Na indústria avançamos com expansão do Parque Empresarial de Paçô e criamos o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN), para apoio à atividade de investigação e inovação das empresas do Alto Minho. Na dinamização do setor comercial, empresarial e turístico avançamos com a 2ª edição do programa “PROCOM” e aprovamos o programa “InvestArcos”.
No turismo abrimos o Centro de Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e avançamos com as obras no Centro Etnográfico de Soajo, no Parque Biológico do Mezio e no abrigo de montanha da Peneda. Concluímos novos percursos da Ecovia, nas “Lagoas do Vez” entre o Poço das Caldeiras, em Loureda, e S. Sebastião, em Cabreiro e na ligação à Cascata de Água, em Rio Cabrão.
Intensificamos a relação de proximidade e parceria com os arcuenses, juntas de freguesia, instituições e associações, com a realização de transferências no valor de 4,5 milhões de euros, de apoio à atividade na educação e ação social, no ordenamento do território, no ambiente e na dinamização da economia, da cultura e do desporto.
Este dinamismo também foi reconhecido, com mais uma distinção do Município com o Prémio “Cinco Estrelas Regiões 2021”, definido pelo grau de satisfação de 425 mil consumidores.
Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “A Gerência de 2021 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses, em prol da construção de um concelho mais inovador, mais atrativo, mais sustentável e com mais oportunidades para todos.”