FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

26 Abr 2022

Como ser uma loja online sustentável?

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Criar um negócio sustentável implica um modelo de negócios a longo prazo.

Não basta atrair novos clientes; também é preciso assegurar que clientes antigos voltam para comprar uma segunda, terceira, ou quarta vez. Para tal, é preciso considerar certas ideias centrais que ajudem a distinguir o seu negócio dos restantes. No meio online, que é particularmente competitivo, esta necessidade é ainda mais urgente.
Se tem uma loja online e está à procura de maneiras de melhorar o seu negócio, as seguintes dicas de sustentabilidade podem ser úteis.

Reduza o uso de plástico

O uso de plástico está fora de moda e cada vez mais empresas recorrem a produtos sustentáveis. Uma excelente maneira de reduzir o uso de plástico passa, por exemplo, por entregar produtos em saco de papel. O papel é melhor para o ambiente do que plástico e é igualmente acessível. Além disso, sacos de papel são facilmente personalizáveis e dão um aspeto mais rústico e familiar a qualquer negócio.
Apesar de todos os seus benefícios, o comércio digital tem um impacto considerável no ambiente. Em países europeus como a Alemanha, mais de dois biliões de quilos de encomendas acabam em aterros. Uma boa postura ambiental começa, em primeiro lugar, por adotar materiais degradáveis e reduzir o uso de plástico.

Divulgue os valores da sua marca

Em primeiro lugar, um bom negócio precisa de oferecer um serviço de qualidade. Mas uma marca—mesmo no meio online—também deve ter uma personalidade. Os consumidores estão mais bem informados do que nunca e tendem a escolher as marcas que melhor se alinham com os seus valores. Por este motivo, é importante assegurar que a sua loja online tem um posicionamento ético e ambiental.
Uma excelente maneira de distinguir a sua marca da concorrência passa por estabelecer valores centrais e partilhá-los com clientes. Um negócio indiferente aos tópicos mais urgentes da sociedade tem mais dificuldade em destacar-se dos restantes.

Estabeleça um público-alvo

Os consumidores gostam de marcas que refletem a sua personalidade. Por este motivo, é importante estabelecer um público-alvo antes de começar a vender. Considere os seus produtos ou serviços e pense nas pessoas que mais provavelmente os vão comprar. Se os seus serviços apelam a jovens, procure assumir uma postura mais amigável e casual. Se vende produtos de luxo, utilize uma linguagem mais formal e cuidada.
Mensagens personalizadas são uma excelente maneira de apelar a um público-alvo. Em websites como o Envelopes Online Portugal é possível encomendar envelopes coloridos que podem ser personalizados de acordo com cada cliente.

Esteja presente

Uma das principais vantagens de gerir uma loja online passa por ter acesso às informações de contacto de clientes. Isto significa que é possível criar uma relação mais pessoal com cada consumidor. O CEO da empresa de vendas MindTickle recomendou, através de um artigo na Forbes, que é importante enviar mensagens a clientes constantemente.
Mais do que uma forma de publicidade gratuita, uma mensagem de parabéns ou feliz Natal gera intimidade entre uma marca e um cliente. No mercado online, onde não existe proximidade física, tal é particularmente premente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts