Este evento de cooperação, integrado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) através dos clubes Viana Remadores do Lima de Viana do Castelo e Sporting Club Caminhense, envolveu um total de 24 jovens remadores e 20 treinadores e professores de desporto de Portugal, Irlanda e França. A delegação portuguesa foi constituída por oito jovens remadores, quatro por cada clube representado e por três treinadores.
Neste encontro, foram trabalhadas e experimentadas as competências relacionadas com o remo e a inclusão, remo e ambiente e remo e saúde, para além de ter proporcionado o convívio intercultural e intergeracional.
O programa integrou também a conferência final do projeto ROSE subordinada ao tema “Desafios da Educação Marítima para os Jovens”, que contou com a participação do vereador do Município de Viana do Castelo, Ricardo Rego.
O projeto ROSE, cofinanciado pelo programa Erasmus+, tem como principal objetivo a promoção da educação através do desporto, com enfoque no desenvolvimento de competências na modalidade do remo, em três territórios europeus (Alto Minho, Clare County e Pays de La Loire), através da partilha de experiências e boas práticas entre treinadores e líderes de clubes.