Os mais de 700 alunos coloriram a cidade e mostraram a alegria de voltar às provas nacionais, potenciando novamente o contacto entre os alunos, vindos de todas as partes do país e que permitiram que este regresso tivesse sido tão marcante para toda a comunidade do Desporto Escolar.
As competições, por escalão (iniciados e juvenis) e género, com espaço também para a competição para os alunos com limitações funcionais, decorreram num percurso muito exigente, mas emoldurado pela fantástica paisagem oferecida pelo Rio Minho, pela muralhas da Fortaleza de Valença.
O tiro de partida para a primeira prova, neste caso iniciados femininos, foi dado pelas 10h15, pelo presidente da Câmara Municipal de Valença, pelo Diretor-Geral da Educação e pelo Coordenador Nacional do Desporto Escolar, sendo que a última prova, de juvenis masculinos, iniciou-se às 11h30. De salientar a extraordinária moldura humana que testemunhou a grande competitividade e espírito desportivo revelado por todos os alunos. Foi uma manhã solarenga e com grande convívio e elevada entrega.
No final ocorreram as cerimónia de entrega de prémios aos alunos que conquistaram os pódios das provas realizadas. Foram também agraciadas todas as entidades que apoiaram o evento.
O balanço, partilhado por alunos, professores organização e representantes das entidades presentes é extremamente positivo e como prova disso, os rostos de felicidade e de dever cumprido, bem como, a expressa vontade de regressar às grandes festas do Desporto Escolar.