FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

27 Abr 2022

Securitas registou mais de 2,5 milhões de disparos de alarme em 2021

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Securitas Direct apresenta o balanço da atividade realizada na sua Central de Receção de Alarmes (CRA), onde operam 70 especialistas de segurança, 24 horas por dia, 365 dias por ano, garantindo a proteção dos 170.000 clientes da empresa em Portugal.

Em 2021, os operadores responderam a mais de 2,5 milhões de alertas de alarme, o que representa uma média diária de 7000 disparos diários. Em coordenação com a polícia e os serviços de emergência, a Securitas Direct detetou e geriu de 1900 intrusões e tentativas de intrusão e mais de 700 casos de emergência. Quanto às intervenções de piquete de verificação de incidentes, foram registadas 17.800 intervenções.

Luís Quintino, Diretor de Operações da Securitas Direct em Portugal, refere que “a CRA é o coração da empresa, pois é onde um conjunto de pessoas trabalha para assegurar a proteção dos clientes, 24/7. Esta é sem dúvida a vantagem competitiva da Securitas Direct, pois para além de termos a melhor tecnologia, dispomos também da melhor equipa que acompanha os nossos clientes, sinais quando mais precisam. É um privilégio servir a segurança dos portugueses.”

Uma vez recebido o primeiro sinal, a equipa de operadores da Central Recetora de Alarmes procede, de acordo com os regulamentos de segurança privada, à sua verificação, que pode ser realizada por várias sequências de disparos de alarme, imagem, voz, ações complementares e até mesmo deslocando um segurança ao local.  Após a confirmação do alarme recebido, é determinada a veracidade da situação e classificado o nível de perigo, momento em que a polícia ou os serviços de emergência são notificados e o cliente é alertado e acompanhado até que o incidente seja resolvido.

A Securitas Direct dispõe de tecnologia avançada de transmissão de sinais, o que significa que os mais de 170 000 dispositivos que possui instalados nos seus clientes estão em contacto permanente com a CRA através de um canal de transmissão duplo: a rede GSM (telefonia móvel) e a RTA (Rede de Transmissão de Alarmes). Esta rede é totalmente independente das redes móveis existentes, o que permite o desenvolvimento de sistemas de proteção exclusivos anti inibição. Este é um sistema único, que tem mais de 250 antenas distribuídas por todo o território português. A Securitas Direct é a única empresa em Portugal autorizada a utilizar esta rede para fins de segurança.  As redes LPWA, com a sua cobertura e consumo de bateria minimizado, são vistas como a base para a Internet das coisas (IoT) do futuro e reforçam a liderança da Securitas Direct em termos de inovação.

A empresa possui um Plano de Continuidade de Negócios para lidar com situações de emergência com um reforço dos serviços na central de alarme, para assegurar a continuidade e o reforço da proteção em todo o país. Através deste Plano de Continuidade de Negócios, a Securitas Direct verificou, de acordo com esta norma internacional, todos os protocolos, sistemas e procedimentos que asseguram que a empresa pode continuar a oferecer os seus serviços corretamente em caso de incidente grave (tempestade, incêndio, inundação, sabotagem, pandemia…).  De facto, o procedimento da empresa reduz a probabilidade da ocorrência do incidente e permite um regresso ao serviço normal no mais curto espaço de tempo possível, com o objetivo de garantir o melhor serviço aos seus clientes.

Este Plano tem a certificação acreditada ISO 22301-Business Continuity Management. A BSI (British Standard Institute), a única entidade que oferece esta certificação acreditada.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts