FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

20 Mai 2022

60 propostas concorreram ao 110.º cartaz da Romaria d’Agonia 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Quase 40 autores de Portugal, de França e do Brasil, com um total de 60 diferentes  propostas, candidataram-se ao concurso público para a escolha do 110.º cartaz oficial  ilustrado da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2022, cujo vencedor será divulgado  no dia 26 de maio. 

“Aumentou o número de autores a concorrer e as propostas apresentadas, face a 2021,  o que nos deixa satisfeitos, por ver o interesse que este modelo continua a despertar. E  numa festa que volta, dois anos depois, a ser presencial, o cartaz escolhido pelo júri  representa uma feliz surpresa”, adianta o presidente da Comissão de Festas, António  Cruz. 

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em Viana do Castelo de 17 a 21 de agosto, com o  programa completo ao vivo, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid 19. 

“Para uma festa tão importante como será a de 2022, uma festa a valer por três, o cartaz  tinha de ser especial também. E será uma grande surpresa”, afirma António Cruz,  projetando a apresentação da proposta vencedora, que terá lugar na próxima quinta feira, 26 de maio, às 18:30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo e  com transmissão em direto nas redes sociais da Romaria. 

O cartaz ilustrado da Romaria d’Agonia, que anuncia a maior festa tradicional do país  em todo o mundo, assinala este ano o 110.º aniversário do primeiro de que há registo,  de 1912. 

Para a edição de 2022, e como acontece desde 2010, o cartaz voltou a ser escolhido  através de concurso público, que decorreu de 21 de fevereiro a 22 de abril, numa  iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da VianaFestas e da  Comissão de Festas. 

Sendo de tema livre, os critérios de avaliação das propostas de cartaz – até duas por  concorrente – pelo júri do concurso, conforme prevê o regulamento, consistiram na  eficácia da mensagem, no cumprimento das regras do bem trajar e ourar em caso de  recurso a um traje, a originalidade e criatividade, e as qualidades técnica e estéticas. 

Ao cartaz, original, caberá mais uma vez a função de divulgar a Romaria de Nossa  Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional. 

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela  do Bom Jesus. Em 1783 a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e 

licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa  Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts