FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 12 Mai 2022

Bispo de Viana do Castelo preside à peregrinação de julho em Fátima

O bispo brasileiro de Fall River (Estados Unidos), Edgar Cunha, vai presidir às cerimónias da peregrinação de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima. Em julho será a vez do bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa nota sobre as próximas peregrinações aniversárias até outubro, publicada na página do Santuário de Fátima na Internet, é revelado que a peregrinação de junho será presidida pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, que já exerceu as funções de reitor do Santuário.

Em julho, será a vez do bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, enquanto em setembro caberá a José Cordeiro, arcebispo de Braga, presidir às cerimónias na Cova da Iria.

Já o bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, presidirá à última grande peregrinação do ano, nos dias 12 e 13 de outubro. Ornelas presidirá, também, nos dias 09 e 10 de junho, à tradicional Peregrinação das Crianças.

Hoje e sexta-feira, o bispo de Leiria-Fátima “estrear-se-á como bispo diocesano nas Grandes Peregrinações Internacionais Aniversárias que recuperam o formato celebrativo de antes da pandemia, com particular destaque para a Missa e Bênção dos doentes e vigília, na madrugada do dia 13”, destaca a nota do Santuário.

Milhares de pessoas estão a chegar ao Santuário de Fátima, para a primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia de covid-19.

As autoridades esperam uma afluência “próxima da habitual em anos pré-pandemia”, embora no que respeita ao número de peregrinos a pé, esta peregrinação ainda fique aquém dos números de 2019, reconheceram à agência Lusa responsáveis pelo Movimento da Mensagem de Fátima, que coordena a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé.

O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside à peregrinação de hoje e de 13 de maio a Fátima.

Esta peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão, como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”, informou o Santuário, explicando que, “nos últimos dois anos, devido à pandemia, não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias, mas, este ano, mantendo alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o Santuário e o seu grupo de voluntários acolherão estes dois grupos de peregrinos”.

O presidente da celebração, Edgar Peña Parra, de 62 anos, é diplomata da Santa Sé desde 1993, sendo de origem venezuelana.

Atual substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, serviu como Núncio Apostólico no Paquistão, entre 2011 e 2014, e em Moçambique, de 2014 a 2018.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts