FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Mai 2022

“Caminho de Santiago” é o tema da próxima edição da Caminha Medieval’22

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O “Caminho de Santiago” é o tema da próxima edição de Caminha Medieval, que terá lugar em julho, entre os dias 20 e 24, no casco histórico da Vila de Caminha. Mercadores, artesãos e sobretudo muita animação vão tomar conta do centro da Vila, depois da interrupção ditada pela Covid-19. Esta é também uma forma da Câmara Municipal continuar a promover os Caminhos de Santiago e de celebrar o Ano Santo Jacobeu que, também por causa da pandemia, foi prorrogado para 2022.

O ano de 2021 trouxe a notícia da certificação do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, resultante de um enorme trabalho conjunto de valorização do percurso. A Câmara Municipal de Caminha desenvolveu, isoladamente e com outras entidades, múltiplos investimentos na qualificação do Caminho e na oferta de condições para todos os que o percorrem, um esforço reconhecido e correspondido pelos peregrinos, de várias nacionalidades, que todos os dias e em grande número passam por cá.

Na verdade, a promoção e a valorização do Caminho Português da Costa tem sido um trabalho constante do Executivo Caminhense, nomeadamente através da melhoria dos traçados, da sinalização e divulgação, entre outras iniciativas. “Caminha Medieval” é mais um esforço nesse sentido e será seguramente um sucesso e um passo importante na mesma direção.

O ano de 2021, ano Jacobeu, foi, apesar das contingências da pandemia, bastante celebrado no concelho. Recorde-se, entre outras iniciativas, que Caminha celebrou o Caminho, através de seis concertos que Tiago Bettencourt protagonizou, no âmbito do Programa Cultural Verão 2021 do Município. “Caminho Rumo ao Eclipse – No Caminho de Santiago com Tiago Bettencourt” foi posteriormente reunido e convertido em formato de livro-concerto, um livro muito especial, que inclui vídeos e outros momentos.

Foram seis concertos, intimistas, que aconteceram numa semana dedicada ao ano Jacobeu e à promoção dos Caminhos de Santiago, nomeadamente ao Caminho Português da Costa, que começaram a 20 de julho, tomando como palcos alguns dos locais mais emblemáticos do concelho, por onde passa o Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa (Forte do Cão, Âncora; Forte da Lagarteira, Vila Praia de Âncora; Santo Isidoro, Moledo; Pedras Ruivas, Seixas; Ferry Boat, Caminha e Cruzeiro da Independência, Lanhelas).  

Recorde-se entretanto que, no início deste ano, o Papa Francisco prorrogou, através da Penitenciária Apostólica, o Ano Santo Jacobeu de 2021 para incluir todo o ano de 2022. A decisão deveu-se às circunstâncias provocadas pela pandemia. O ano santo de Compostela, ano jacobeu ou jubilar, é celebrado desde o século XII.

Ao escolher o “Caminho de Santiago” como tema da Caminha Medieval, a Câmara teve ainda em consideração que era comum para os cristãos na época medieval, a realização de uma peregrinação em vida a Santiago de Compostela, prática à qual os monarcas de todos os reinos faziam questão de realizar. Nesta edição vamos recriar a peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela. A rainha levou a cabo duas peregrinações a Santiago (1325 e 1335), de acordo com o traçado seguido, poderá ter passado por Caminha em 1325, antes de chegar a terras leonesas. 

O evento Caminha Medieval recria o ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média. A iniciativa desenvolve-se no casco histórico da Vila de Caminha, nomeadamente a Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita), Largo dos Combatentes, Largo da Igreja Matriz, Largo Calouste Gulbenkian, Largo Fetal Carneiro, Rua D. Nuno Álvares Pereira, Rua 16 de setembro, Praça Conselheiro Silva Torres, Rua Visconde Sousa Rego, Rua de São João, Rua da Corredoura e outras ruas que, pela possível envolvência de vários empresários caminhenses, poderão vir a ser incluídas na Caminha Medieval.

As candidaturas para a Caminha Medieval’22, que decorrerá de 20 a 24 de julho, já se encontram abertas. As propostas de participação deverão ser formalizadas até ao dia 05 de junho, inclusive, exclusivamente via formulário online em https://forms.cm-caminha.pt/

Últimas Noticias

Últimos Podcasts