FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

23 Mai 2022

CTT lançam Postal para assinalar novo “Caminho Marítimo de Santiago”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os CTT – Correios de Portugal lançam, a partir de sexta-feira, dia 27 de maio, um Inteiro Postal da República (IP) para assinalar o novo “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, que irá ligar, ao longo da costa, o Algarve à Galiza. Esta peça filatélica será emitida em parceria com a Upstream Portugal e a Fórum Oceano.

Com uma tiragem de 3 000 exemplares, o IP estará em circulação com uma taxa de N20g, que corresponde ao valor facial de 0,57€.

O projeto Caminho Marítimo de Santiago em Portugal pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.

A Upstream – Valorização do Território e a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar lideram a iniciativa, estabelecendo uma parceria que concretiza aquela intenção através de um projeto mobilizador que promove o Turismo Náutico e a Rede de Estações Náuticas de forma inovadora e sustentável, e que contribui para a diversificação da oferta turística, para a redução da sazonalidade, para a qualificação dos serviços e das infraestruturas e para a coesão territorial e desenvolvimento de parcerias transfronteiriças, em total sintonia com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.

E porque ‘O Caminho faz-se navegando’, o Cruzeiro Inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, em 2022, terá início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e término no dia 13 de junho em Santiago de Compostela.

O cruzeiro inaugural – composto por de cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, assim como várias embarcações internacionais – irá partir do porto de Vila Real de Santo António, em direção ao porto de Vilamoura, local no qual irá pernoitar. Este Caminho náutico, composto por 12 etapas, irá depois viajar em direção a Sines (30 de maio), seguindo-se Cascais (1 de junho), Peniche (3 de junho), Ria de Aveiro (4 de junho), Matosinhos (6 de junho), Viana do Castelo (8 de junho), Baiona (10 de junho), Vila Garcia de Arousa (11 de junho) e, por fim, Pádron (12 de junho). Este itinerário por mar irá percorrer cerca de 500 milhas náuticas.

O percurso de 12 quilómetros que liga Pádron a Santiago Compostela será feito a pé pelos viajantes nautas. Acrescente-se, ainda, que o cruzeiro inaugural irá contar com cerca de 150 participantes.

Nas principais localidades, os CTT terão equipas para carimbar os Inteiros Postais. Desta forma, todos poderão ficar com uma recordação desta viagem que promete fazer história.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts