FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Mai 2022

Entidade madeirense vai ministrar curso de Catástrofe em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No âmbito do plano de formação da Unidade de Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Comando Distrital da Proteção Civil, vai ser desenvolvido um curso de larga escala Major Response to Major Incidents (MRMI).

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi o local elegido para a sua realização, que decorrerá em dois momentos de avaliação, o primeiro de 30 de maio a 1 de junho e o segundo de 2 a 4 de junho de 2022.

O Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), com o apoio da Secretaria Regional da Saúde da Madeira são os precursores deste curso, cujo principal objetivo consiste na promoção da resposta à Catástrofe, proporcionando à estrutura hospitalar e a todas as entidades e profissionais com responsabilidade de gestão, de comando e controlo num incidente de multivítimas, uma importante componente formativa e de treino.

Este é o único curso no país com certificação internacional para este tipo de formação e contará com o envolvimento de aproximadamente 110 formandos e 25 formadores.

O processo de formação procura a interação entre todos os formandos no desempenho das suas funções normais, e baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a um cenário de catástrofe, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possam ser utilizadas na resposta a um grande incidente.

De um modo geral, com este curso pretende-se treinar todas as unidades envolvidas (ULSAM, Bombeiros, INEM, PSP, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, Cruz Vermelha, Proteção Civil, entre outros), na tomada de decisões a todos os níveis, de modo a tornar mais eficaz a coordenação e comunicação entre as mesmas, preparando-as para uma eventual situação de catástrofe.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts