FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Mai 2022

Estação Viana e PSP inauguram exposição “Rostos com Voz”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Estação Viana Shopping e o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo uniram-se para  alertar a comunidade para a problemática de todo o tipo de violência exercida contra as mulheres  e a necessidade de políticas globais que denunciem e erradiquem este flagelo. O movimento de  sensibilização reflete-se numa exposição, “Rostos com Voz”, patente até 31 de maio, no Piso 1 do centro comercial. 

Esta mostra inclui 20 painéis com rostos de mulheres que aceitaram dar voz a esta causa,  representando muitas outras que são vítimas de violência — seja ela tanto física, sexual,  psicológica, económica ou social. A apresentadora Catarina Furtado e a atriz Marta Meltro são  alguns dos nomes conhecidos que participam nesta ação. 

A exposição “Rostos com Voz” pretende, também, relembrar que este problema não se limita à  violência doméstica, englobando também todas as formas de assédio sexual, a perseguição, a  mutilação genital feminina ou o próprio casamento forçado.

Para José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping, “esta exposição mostra que um  centro comercial pode ser muito mais do que um local de compra, servindo de veículo para alertar  para temas tão relevantes como o da violência nas suas mais variadas formas. O Estação Viana  Shopping quer continuar a apoiar a comunidade e que esteja esteja informada de como proceder  numa situação de violência.” 

“A violência de género tornou-se um questão global, que afeta essencialmente mulheres. Trata se de um problema social presente no nosso país e que se manifesta nas mais diversas formas  genital feminina ou o próprio casamento forçado. Desta forma, a Polícia de Segurança Pública  presta especial reconhecimento e agradecimento a todas as mulheres que aceitaram dar “voz” a  esta causa, o que seguramente contribuirá para dar voz a muitas mais mulheres que são vítimas  de violência”, refere o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo. 

Esta iniciativa foi iniciada, em 2021, pelas Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima e Programa  Escola Segura do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, com o apoio das freguesias de  Campo de Ourique, Estrela, Ajuda, Alcântara e Belém. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts