FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 04 Mai 2022

Feira do Alvarinho de Monção decorre entre 1 e 3 de julho

A Maior Wine Party de Portugal decorre entre 1 e 3 de julho, no Parque das Caldas. As inscrições para expositores estão abertas, terminando no dia 13 de maio.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No concelho de Monção, o vinho Alvarinho é muito mais do que um vinho. É parte integrante da nossa identidade coletiva, denota paixão intensa dos monçanenses pelo território e revela apego à ruralidade de sucessivas gerações de viticultores.

Trata-se de um produto de excelência que “medrou” graças ao trabalho constante e aprendizagem permanente dos nossos viticultores, bem como à aposta de investidores visionários e enólogos prestigiados. Em conjunto, catapultaram o prestigio do vinho Alvarinho no país e estrangeiro, sendo, hoje em dia, um dos melhores vinhos brancos do mundo.

Esta fileira da economia é essencial no nosso concelho, assumindo-se como um produto turístico diferenciador e um instrumento financeiro bastante relevante para milhares de monçanenses que, direta ou indiretamente, olham para o vinho Alvarinho como uma valiosa fonte de rendimentos.

Com base nesta realidade, a Câmara Municipal de Monção tem promovido esta casta elegante e singular, apreciada em qualquer mesa do mundo, através da realização anual de diversas iniciativas, cuja expressão máxima é atingida na Feira do Alvarinho de Monção.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, volta a realizar-se no primeiro fim de semana de julho, dias 1, 2 e 3. Neste regresso, ansiado por milhares de monçanenses e amantes do bom vinho e culinária tradicional, vamos apresentar um programa atrativo e diversificado, cumprindo todas as recomendações e medidas de segurança.

Conhecida como “A Maior Wine Party de Portugal”, a Feira do Alvarinho de Monção recebe mais de 100 mil pessoas de diferentes países e reúne mais de uma centena de expositores: alvarinho, fumeiro, queijaria, doçaria tradicional, artesanato, restauração, instituições locais e patrocinadores oficiais.

No amplo e aprazível Parque das Caldas, com o passadiço de madeira “A Galiza Mail`o Minho” mesmo ao lado, o recinto da feira compreende espaços para provas comentadas e realização de workshops, bem como uma área dedicada à restauração, com a presença de restaurantes locais, que apresentam pratos típicos, como o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”.

Ao longo dos três dias, estão programadas atividades de animação e convívio destinadas a todos os públicos. O objetivo, de ano para ano, é defender e valorizar a singularidade do vinho Alvarinho, fortalecendo a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da nossa região.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts