FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 04 Mai 2022

Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa volta a celebrar-se em Monção

Monção acolhe, este fim de semana, 7 e 8 de maio, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa. Após dois anos suspensa devido à pandemia, a festividade conta com a celebração de momentos religiosos e culturais de enorme simbolismo para a comunidade local.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os tapetes floridos nas ruas e largos do centro histórico, trabalho executado pelos moradores e associações locais durante a noite, são um dos principais motivos de atração desta festividade, promovida por uma comissão de jovens, com apoio da paróquia local e da autarquia monçanense.

Tendo inicio na noite de sábado, pelas 21h30, com a celebração da missa solene e procissão de velas, a festividade continua, no domingo à tarde, pelas 17h00, com a missa solene, seguida de bênção, distribuição de rosas e procissão em honra de Nossa Senhora da Rosa pelo centro histórico.

Durante a manhã e inicio da tarde de domingo, o colorido geométrico dos tapetes floridos, enfeitados com pétalas, funcho, borras de café e serrim, prometem “regalar” munícipes e visitantes. Por tradição, Monção é visitado por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

Procissão: Percurso alterado

Devido à realização de obras em algumas habitações particulares no casco medieval de Monção, o itinerário da procissão deste ano sofre algumas alterações, não estando prevista a passagem habitual pela Rua 1º de Dezembro e pelo Largo de Camões, sendo a recolha à Igreja Matriz efetuada pela Rua da Glória.

Como o Largo de Camões não vai embelezar-se para a festividade, “nuestros hermanos” da localidade galega de Ponteareas, que habitualmente decoram aquele espaço com a ajuda dos funcionários municipais, não participam na Senhora da Rosa deste ano.

Em 2023, com as obras concluídas, estarão de volta para celebrarmos esta tradição comum e enraizada nos dois municípios. Em Ponteareas, as alfombras floridas podem ser visualizadas na Festa de Corpus Christi, um dos principais cartazes turísticos daquela cidade.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts