FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 14 Mai 2022

Miguel Crespo e Ana Rodrigues eleitos Atletas do Ano na Gala do Desporto de Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a VI Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando, Miguel Crespo (Futebol profissional) e Ana Rodrigues (Natação) como atletas do ano.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Miguel Crespo, atleta de futebol, que em 2021, representando o Grupo Desportivo Estoril Praia, onde se sagrou Campeão Nacional da II Liga, garantiu ainda o título de Melhor Jogador da II Liga. Crespo, de 25 anos, foi transferido para o Fenerbahçe SK (Turquia) em setembro de 2021.

Como Atleta do Ano Feminina foi distinguida Ana Rodrigues, da natação, que em 2021 representou a Escola Desportiva de Viana e foi Campeã Nacional Absoluta Piscina Longa 50m Livres Sénior, Campeã Nacional de Piscina Longa 50m e 100m Bruços Sénior, tendo sido Recordista Nacional Absoluta e Sénior 100m bruços e Recordista Nacional Sénior 50m bruços.

O júri elegeu como Treinador do Ano Jorge Resende, da modalidade basquetebol, que representou o Clube de Basquete de Viana na época passada e foi Coordenador Técnico e Treinador da equipa principal que milita no Campeonato Nacional da I Divisão Masculina. Foi também treinador principal da equipa sénior masculina do Clube de Basquete de Viana que subiu para o Campeonato Nacional da I Divisão Masculina em 2020, contando já com 11 épocas como treinador do clube de Viana do Castelo.

O Atleta Revelação do Ano Masculino é Tomás Silva, do futebol, que representou o Sporting Clube de Portugal em 2021, tendo sido Campeão Nacional da I Liga, foi atleta internacional, tendo integrado a seleção Sub20. Atualmente defende as cores do Varzim Sport Clube.

A Atleta Revelação do Ano Feminino é Marta Lisboeta Araújo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que foi Campeã Nacional Salto em Comprimento Sub-18 e Sub-20, Campeã Nacional no Heptatlo Sub-18, Recordista Regional Absoluta de Salto em Altura e Salto em Comprimento e Recordista Regional Sub-18 em 100m barreiras e Heptatlo.

O Dirigente do Ano escolhido pelo júri foi Rogério Martins. É Presidente da Direção do Santa Luzia Futebol Clube desde 2009, clube que participa, pelo décimo ano consecutivo, no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, sendo um dos poucos clubes totalistas com presenças em todas as edições desta competição.

Como Equipa do Ano foi selecionada a equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana, que, a época 2020/2021, se sagrou Campeã Nacional da 3.ª divisão. Todos as atletas foram formadas no Clube vianense, com a inclusão de jogadoras de escalões de formação na equipa sénior.

Já como Associação Desportiva/Clube do Ano foi distinguido o Darque Kayak Clube, fundado em 1994, que conta com 80 atletas federados. Os seus atletas competem em todos os escalões etários no âmbito distrital, nacional e internacional, em provas das mais diversas disciplinas da modalidade de Canoagem.

A VI Gala do Desporto de Viana do Castelo prestou ainda homenagem aos 99 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundial. Foram, assim, galardoados os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e 4 atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda 1 atleta militar com título conquistado.

 

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts