FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

19 Mai 2022

Onda de jovens estudantes invade Caminha para disputar Campeonatos Nacionais Escolares

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma autêntica onda de juventude vai invadir o concelho de Caminha durante o fim de semana. No total estarão no concelho 1250 atletas oriundos de todo o país, no âmbito dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar. Os Campeonatos decorrem em Caminha e Viana do Castelo.

No concelho de Caminha, duas centenas e meia de atletas chegam já hoje e vão participar em competições nas modalidades de Badminton, Remo e Natação. Os atletas e os seus professores vão ficar alojados nas EBS de Caminha e EBS de Vila Praia de Âncora.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves, “é uma honra para o concelho de Caminha receber os ‘Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar’ e, sobretudo, poder contar com mais de mil jovens atletas nestas competições”. 

A escolha do concelho de Caminha não é um acaso e corresponde ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido: “temos vindo a fazer um grande esforço na área do desporto escolar, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas e com algumas coletividades do concelho. Há pouco mais de cinco anos lançamos o projeto piloto ‘Caminha Sabe Nadar’. Quisemos proporcionar a todas as nossas crianças aulas de adaptação ao meio aquático e natação, para que pudessem desfrutar de qualquer desporto náutico em segurança, mas também para usufruírem em pleno das caraterísticas do nosso concelho, privilegiado em áreas naturais, especialmente praias marítimas e fluviais. Pouco depois incluímos nas aulas de Educação Física, pela primeira vez, as modalidades de Stand Up Paddle e Canoagem, mais tarde o Surf. O mar e o rio também correm nas nossas veias”, refere o autarca.

Assim, conclui Miguel Alves, “abraçando estas e todas as outras modalidades, o nosso propósito é colocar o concelho de Caminha na vanguarda da prática desportiva e, acima de tudo, ajudar a formar mulheres e homens saudáveis, seres humanos equilibrados e felizes”.

Para o concelho esta é, ao mesmo tempo, mais uma oportunidade de projetar o concelho e de dinamizar a economia. Com os estudantes viajam professores, técnicos e familiares. No domingo, todos os atletas estarão em Caminha, para uma festa de convívio que terá lugar no Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima.

Na modalidade de Badminton competem 34 atletas, masculino e feminino. A competição acontece dias 20 e 21 de maio, no Pavilhão de Caminha. Já no Remo, haverá 28 atletas a participar, masculino e feminino. A competição tem lugar também nos dias 20 e 21 de maio, no Rio Coura, entre pontes, com a colaboração do Sporting Clube Caminhense. Para as provas de Natação estão previstos 148 atletas, masculino e feminino. A competição é ainda nos dias 20 e 21 de maio, nas Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.

Os Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar, em geral, vão ser disputados nas modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol e contarão com a participação de cerca de 1350 alunos de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira.

Esta competição é organizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Norte, sob a égide da Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e de Caminha.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts