FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Mai 2022

Ponte da Barca debate saúde mental de crianças e jovens

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Com o intuito de alertar para a importância de promover a saúde mental em contexto educativo, a Câmara Municipal de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas promoveram um conferência/encontro sobre a Saúde Mental das Crianças e Jovens.

Dirigida a 200 alunos do Ensino Secundário, que se fizeram acompanhar dos respetivos professores, a sessão decorreu no polivalente da Escola Secundária e contou com Júlio França, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Inês Santana Peixoto, Interna de Medicinal Familiar na USF Terras da Nóbrega, e Cátia Carvalheira, Enfermeira Especialista em Saúde Mental como oradores. A moderação esteve a cargo de Margarida Soares, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

A sessão contou ainda com a presença da Vereadora municipal, Diana Sequeira, e do Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, e outros membros da direção escolar.

A promoção da 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬, os mitos, os sinais de alarme, onde procurar/obter ajuda, entre outras, foram alguns dos temas abordados nesta sessão, com enfoque em 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯𝐢𝐝𝐮𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐮𝐭𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐫 𝐦𝐢𝐧𝐢𝐦𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚𝐬 do foro psicológico através, por exemplo, de uma 𝐚𝐥𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐥𝐢𝐛𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐞 𝐬𝐚𝐮𝐝á𝐯𝐞𝐥, 𝐝𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐨𝐧𝐨, 𝐝𝐚 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐟í𝐬𝐢𝐜𝐚, entre outras, em especial no contexto pandémico que se impõe nos últimos anos face à Covid-19, e mais recentemente no contexto de guerra que se assiste na Europa, como um dos grandes desafios para a atualidade.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts