FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 11 Mai 2022

Portugal e Ucrânia entre os dez países que passaram à final do festival Eurovisão

Portugal, com “Saudade, Saudade” de Maro, e a Ucrânia, com “Stefania” da Kalush Orchestra, foram dois dos dez países selecionados para passarem à final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado em Turim, Itália.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na primeira semifinal do concurso, que decorreu também em Turim, foram ainda selecionados para passar à final: Suíça (“Boys do cry”, Marius Bear), Arménia (“Snap”, Rosa Linn), Islândia (“Með hækkandi sól”, Systur), Lituânia (“Sentimentai”, Monika Liu), Noruega (“Give that wolf a banana”, Subwoolfer), Grécia (“Die together”, Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova (“Trenuleţul”, Zdob şi Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos (“De Diepte”, S10).

Eram 17 os países a competirem hoje por dez lugares na final do concurso. De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.

Hoje foram ainda apresentados os temas de França e Itália, países que têm entrada direta na final.

Portugal é representado no concurso por Maro, que venceu em março o Festival da Canção com “Saudade Saudade”. Hoje, Maro atuou acompanhada por um coro feminino, tal como o tinha feito na final do Festival da Canção, que integra Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

A segunda semifinal do 66.º Festival Eurovisão da Canção está marcada para quinta-feira.

Nesse dia competem 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.

A final será disputada por 25 países, os dez escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).

De acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo ‘site’ eurovisionworld.com, especializado no concurso, o tema da Ucrânia é, há várias semanas, o favorito para vencer o concurso.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts