FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Mai 2022

Projeto “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional 2022” apresentado

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Considerando a marca "Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional" reconhecida pela qualidade da organização dos seus eventos e pela dinâmica a eles associada, o Município de Ponte de Lima apresentou publicamente o calendário dos eventos equestres agendados para este ano, a realizar entre maio e agosto, na Expolima.

“O projeto Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional, tem sido uma das alavancas do desenvolvimento económico do concelho, ao permitir a dinamização dos sectores da restauração e hotelaria, e das atividades ligadas ao sector equestre, para além de tantas outras atividades que beneficiam do fomento que estes eventos proporcionam” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz.

O projeto “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” representa um investimento do Município de Ponte de Lima na ordem dos 150 mil euros, “mas o retorno para os empresários do concelho é assinalavelmente superior.  O retorno anual direto na atividade económica está na casa dos sete dígitos, ultrapassando ligeiramente os 6 milhões de euros. Um valor que, claramente, tem impacto no concelho”, disse o autarca.

O Presidente da autarquia limiana destacou ainda o papel do desporto equestre de alta competição, “é irrefutavelmente manifesto, enquanto motivador de uma série de dinâmicas que se alargam do campo social ao cultural, e deste último, ao económico, que será porventura o de maior relevo. Esta constitui-se uma aposta contínua do Município pelo facto de tornar tangível o acesso do desporto equestre a um público local, e não local, e, simultaneamente, pelo facto de associar toda esta dinâmica a uma forte componente de turismo e lazer.”

E na senda desta temática, Ponte de Lima promoveu neste dia uma reunião com vários Municípios com atividades equestres e algumas associações do setor, durante a qual abordaram a importância de uma aliança municipal em Portugal em prol do desenvolvimento do setor, quer na estruturação da oferta turística, quer no reforço da promoção nacional e internacional do turismo equestre.

Marcaram presença as autarquias de Almeida, Alter do Chão, Barcelos, Valongo, Vila Pouca de Aguiar, Golegã, Ponte da Barca, Viana do Alentejo, Esposende, Alfândega da Fé, Paredes de Coura e Santarém.

Também o Presidente da Federação Equestre Portuguesa, Bruno Rente, participou neste encontro e mostrou-se confiante nesta parceria, confirmando o apoio da Federação “Estaremos na linha da frente a tentar impulsionar esta ideia” (..) Vai ser muito importante no futuro não só do desporto equestre, mas para o futuro do país.”

O projeto “Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional” inicia-se com o CSI – Concurso de Saltos Internacional, já no próximo fim-de-semana, de 20, 21 e 22. Segue-se o Concurso Regional Ensino de Dressage, no fim-de-semana da Festa do Vinho Verde, de 10 a 12 de junho. A XIV Feira do Cavalo acontece em julho, de 7 a 10. Os jogos Equestres regressam em agosto de 11 a 14. Este conjunto de eventos equestres culmina com a Rota das Romarias a Cavalo, um evento que possibilitará percorrer vários monumentos e santuários emblemáticos do concelho de Ponte de Lima, recriando tradições que, por vezes, se foram perdendo no tempo.

Confira as datas das Romarias a Cavalo:

Rota das Romarias a Cavalo em Ponte de Lima

Nosso Senhor do Socorro

Labruja

2 de Julho de 2022

_________________

Senhora do Minho

Serra d’Arga

3 de Julho de 2022

____________________

Santa Justa

S. Pedro d’Arcos

17 de Julho de 2022

____________________

S. Cristóvão

Freixo

24 de Julho de 2022

____________________

Senhora da Boa Morte

Correlhã

31 de Julho de 2022

___________________

S. Lourenço

Gondufe

10 de Agosto de 2022

___________________

São Cipriano

Facha

18 de Setembro de 2022

Últimas Noticias

Últimos Podcasts