FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

16 Mai 2022

Renato Pita no Rali de Portugal com carro “Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Renato Pita, piloto vianense natural de São Salvador da Torre, estreia-se esta semana no Rali de Portugal com o Peugeot 208 Rally4 inserido no projeto “Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023”. De 19 a 22 de maio, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2022 vai, assim, integrar o carro que marca “o regresso do filho a casa”, após o retomar da parceria entre o piloto e o município vianense.

Na apresentação da nova viatura, Renato Pita afirmou que este “é um dos dias mais importantes” da sua carreira por representar “o regresso a Viana do Castelo”. “Esta é a minha cidade. Foi aqui que eu nasci, cresci e estudei. Por motivos profissionais, não estou cá, mas estou perto. Poder representar as cores da minha cidade é, para mim, uma honra enorme, e poder representar o projeto Cidade Europeia do Desporto é uma responsabilidade ainda maior porque este é um projeto que engrandece a cidade”, afirmou o piloto. 

Renato Pita participa esta semana no Rali de Portugal e vai levar ainda o novo carro a três ralis na vizinha Espanha – Rali de Ourense, Rali Villa de Llanes e ainda ao Rali da Catalunha. 

O Vereador do Desporto na Câmara Municipal, Ricardo Rego, referiu que “o bom filho à casa torna” e que esta oficialização do retomar da parceria entre o piloto e o município acontece inserido na Cidade Europeia do Desporto 2023. “O Renato é um piloto que dispensa apresentações. Acima de tudo, o Renato, mais do que um projeto desportivo, tem também um projeto cívico nas escolas, o que é extremamente salutar”, indicou.

“Entendemos estabelecer com o Renato um projeto a médio-longo prazo. Estamos a dar o primeiro passo e poderá ser o primeiro de muitos passos. O Renato vai ser o símbolo da Cidade Europeia do Desporto, não só a nível nacional, mas também a nível internacional. Esperamos que o carro Cidade Europeia do Desporto esteja no pódio”, frisou o responsável.

“O projeto que temos com o Renato não se esgotará em 2023, será 2024 e 2025. Este projeto é muito mais amplo do que a mera corrida. No final deste ano teremos uma exposição do que será a participação do Renato Pita nos vários ralis, sensibilizando a população para esta modalidade. Teremos também uma aposta no projeto que o Renato tem de prevenção rodoviária, junto das escolas”, realçou ainda.

Já Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), indicou que Renato Pita “é muito mais que um desportista, muito mais que um automobilista”. “O Renato é nosso embaixador da ética no desporto pela sua forma de ser enquanto desportista, mas sobretudo pela sua forma de ser enquanto cidadão”, afirmou.

“Tem uma grande preocupação com a formação, com a segurança, com a solidariedade, ultrapassando muito aquilo que é a mera competição desportiva dentro de um automóvel, pelo que felicito a Câmara Municipal por esta parceria”, realçou.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts