FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Mai 2022

Viana do Castelo acolhe rastreios à doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Fundação Portuguesa do Pulmão irá lançar uma campanha nacional, em todas as capitais de distrito, de forma a detetar doentes precocemente não-diagnosticados. A ação "Grande Marcha da DPOC - de rastreios à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)", será implementada com o apoio de várias Juntas de Freguesia, direcionada a fumadores e ex-fumadores com histórico de 10 a 15 anos de fumar cerca de 1 maço por dia.

Com esta ação pretende-se aumentar o diagnóstico da DPOC (uma doença altamente subdiagnosticada, situação que piorou em contexto de pandemia), sensibilizar a sociedade civil para as doenças respiratórias e aumentar a percepção da importância de um diagnóstico precoce.

O distrito de Viana do Castelo será o primeiro a receber estes rastreios, nos dias 25, 26 e 27 de maio.

A campanha estará também presente no dia 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco) na Presidência do Conselho de Ministros.

Em 2018 esta doença foi responsável por 2834 óbitos, 2,5% do total de mortalidade por doenças respiratórias em Portugal, o que corresponde a um aumento de 7,9% face ao ano de 2017.

Em 2019 foi possível verificar um aumento consolidado de novos diagnósticos, em grande parte devido à realização de espirometrias nos cuidados de saúde primários. no entanto, o aparecimento da pandemia por SARS-CoV-2 criou uma série de desafios no diagnóstico e tratamento desta doença.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts