FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Mai 2022

Viana do Castelo assinala Dia do Pescador com várias iniciativas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No dia 31 de maio, Viana do Castelo vai celebrar o Dia do Pescador com diversas iniciativas que visam homenagear e divulgar esta profissão tão enraizada no concelho de Viana do Castelo.

Sendo Viana do Castelo um concelho de mar e rio, que conta com 24 quilómetros de praias banhadas pelo Oceano Atlântico, a pesca artesanal sempre foi e continua a ser parte integrante do território. 

Assim, a Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana tem iniciativas programadas para este dia. Pelas 10h00, será promovida uma visita de estudantes à Ribeira e à Docapesca, na iniciativa “A Escola vai à Ribeira”. Já pelas 14h45 será retomada a tradição da colocação de bandeiras do Sport Clube Vianense nas embarcações de pesca vianenses.

Às 15h00, será promovida uma bênção das embarcações de pesca pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador.

Já o Centro de Mar, em parceria com a Vianapesca e DocaPesca, vai promover um roteiro pela doca comercial da cidade entre as 13h00 e as 15h00, para alunos do ensino secundário. Será, assim, possível visitar uma embarcação de pesca e ficar a conhecer o ambiente vivido a bordo de um barco durante a faina no mar. 

De seguida, serão visitadas as instalações da lota, onde a DocaPesca fará uma visita guiada dando a conhecer todas as etapas da receção, controlo e venda em leilão do peixe que chega diariamente do nosso mar. No final do roteiro serão visitados os armazéns de apresto, onde se poderá observar a reparação das artes de pesca pelos pescadores.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts