FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 08 Mai 2022

Viana do Castelo com projeto para valorizar zona envolvente da Veiga de S. Simão

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a implementar o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, um projeto transfronteiriço cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg V – A Espanha-Portugal (POCTEP) e que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma estrutura de gestão e promoção conjunta que visa melhorar o potencial turístico da zona através da valorização do património natural e cultural do rio Lima, nomeadamente na zona envolvente da Veiga de S. Simão.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com várias ações preconizadas, o projeto inclui a estabilização de um troço de margem, reabilitando a margem entre a UF de Mazarefes e Vila Fria e Vila Franca, com o objetivo da diminuição de fenómenos erosivos conferindo a este local o desenvolvimento ideal da respetiva galeria ripícola. Além disto, foram executadas ações de limpeza de caminhos, de uma lagoa e de alguns locais invadidos por espécies invasoras conciliadas com ações de arborização ao longo destes. Foi ainda regularizada a plataforma e o alinhamento de enfias de pedra verticais em granito conferindo a preservação do património cultural característico de práticas doutrora deste local. 

Em paralelo, e ainda no âmbito desta candidatura, está a ser desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo um Plano integrado para a Valorização da Veiga de S. Simão, que visa contribuir, através do desenvolvimento dos estudos e projetos de base, para definir as condições necessárias à conservação e à visitação.

O Plano integrado irá incluir um Projeto de paisagismo, a identificação de valores naturais e culturais e a produção de conteúdos para a comunicação e visitação.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts