FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 09 Mai 2022

“Viana Florida” decora capital do Alto Minho com 40 mil flores

Até dia 15 de maio, Viana do Castelo volta a ser palco da iniciativa “Viana Florida”. Para celebrar todos os motivos florais que distinguem e embelezam a paisagem da cidade e do concelho, a Câmara Municipal realiza pelo 8º ano o evento que envolve diversas experiências enaltecendo as flores, os jardins e os espaços verdes. Durante esta iniciativa, mais de 40.000 flores naturais vão colorir a cidade, através da participação de diversos profissionais de arte floral, num ambiente de animação e de convívio.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Associam-se a este evento as festividades das freguesias onde a flor e o seu simbolismo merecem destaque nas ornamentações. Também os tradicionais tapetes de sal da Ribeira de Viana, que apelam aos motivos florais geométricos e coloridos, serão representados pelos seus criadores.

Assim, o programa arranca a 13 de maio com a preparação de um Jardim Florido comemorativo do 50º aniversário da APPACDM de Viana do Castelo, a partir das 10h00, na Praça da República. Nesse mesmo dia, às 19h00, no Jardim Público, inicia a confeção de um tapete de sal pelas gentes da Ribeira.

No dia 14 de maio, às 11h00, o Jardim da Marina é palco do Quadro Humano – Recriação da obra “O Beijo” de Gustav Klimt, pelos alunos do 6.º B da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires. Nesse dia, às 15h00, o Jardim Público acolhe a inauguração da exposição “Conservar as Plantas autóctones e controlar as plantas exóticas invasoras”.

Entre os dias 14 e 15 de maio, o Jardim Público recebe a Feira de Flores e Jardinagem, com um horário previsto entre as 10h00 e as 19h00.

Nesse fim-de-semana, o Jardim Público recebe ainda o Encontro das Festas Floridas. Assim, dia 14, entre as 10h00 e as 18h00, serão apresentadas as Festas de Santa Cruz de Alvarães, a Grandiosa Romaria em Honra a N.ª Sr.ª da Encarnação, de Vila Mou, e a Festa das Rosas, de Vila Franca. No dia 15, domingo, Vila Mou e Vila Franca voltam a apresentar-se no Jardim, entre as 10h00 às 18h00.

No mesmo período, dias 14 e 15 de maio, a Praça da Liberdade acolhe, das 15h00 às 17h00, o Espaço flores e família – Ateliês de artes florais para crianças. Nesse fim-de-semana, das 10h00 às 17h00, a Praça da Liberdade e a Rua da Picota são palco do Festival de Flores, que irá criar arranjos florais de grandes dimensões.

O fim-de-semana de 14 e 15 de maio é mesmo o ponto central desta programação, integrando ainda um feirão com petiscos tradicionais no Jardim Público, atividades infantis com insufláveis no Jardim da Marina e animação musical de rua com bandas de música (Dixie Band – Zé Pedro Associação Musical e Banda Filarmónica da Associação Musical de Vila Nova de Anha).

Nas quarta-feiras do mês de maio, o Museu do Traje recebe a iniciativa “Flores e Geometrias”. Esta atividade estará disponível entre as 15h00 e as 16h00, destinando-se ao público entre os 6 e os 10 anos. Mediante marcação, é possível a realização da atividade em outros horários.

Recorde-se que Viana do Castelo conta com três grandes festividades em torno da flor: Festa das Rosas, em Vila Franca, nos dias 6, 7 e 8 de maio; Festas de Santa Cruz, em Alvarães, dias 21 e 22 de maio; e Romaria N.ª Sr.ª Encarnação, em Vila Mou, de 1 a 6 de junho.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts