FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

09 Mai 2022

Vianense Pedro Mesquita sagrou-se Bicampeão com a equipa feminina de futebol do Benfica

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Quando em 2018 entrou para a Licenciatura em Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Pedro Mesquita tinha como objetivo ser treinador do Sport Lisboa e Benfica (SLB). Cumpriu o sonho de criança em 2020 e ontem concretizou mais um sonho ao sagrar-se bicampeão com a equipa feminina de futebol do SLB.

Pedro Mesquita, natural da freguesia de Meadela, em Viana do Castelo, optou pela Licenciatura em Desporto e Lazer da ESDL-IPVC, em 2018, porque sonhava ser treinador do SLB. O ex-aluno da ESDL-IPVC cumpriu o sonho em 2020, quando foi estagiar para a equipa B de futebol feminino do SLB.  “Pedi aos professores para ir estagiar para o SLB e fiz já o 3.º ano em Lisboa, conseguindo conciliar tudo à distância”, recorda Pedro Mesquita. Esta época, o ex-aluno da ESDL-IPVC foi convidado a integrar a equipa A do futebol feminino do SLB. Equipa que se sagrou bicampeã ao vencer ontem o jogo frente ao Sporting por 3-1 no Estádio da Luz, a duas jornadas para o final do campeonato.

O analista de performance acredita que “o caminho faz-se caminhando”, esperando que o “feito histórico” alcançado ontem ajude o ex-aluno da ESDL-IPVC a integrar o Departamento de Análise e Observação (DAO) do SLB. “Gosto muito do que faço. É um trabalho invisível, mas gratificante”, assegura o ex-aluno, explicando que faz a análise do adversário e da própria equipa através de vídeos, filmagens de jogos e treinos, bem como a análise quantitativa.

Pedro Mesquita queria tanto ser treinador do SLB que não pensou duas vezes quando optou pela Licenciatura de Desporto e Lazer na ESDL-IPVC. “Na escola comecei a conhecer esta realidade por dentro, através da análise e da observação”, sublinha o ex-aluno, garantindo que os alunos da ESDL-IPVC “são preparados para a realidade”. Durante a licenciatura, Pedro Mesquita começou a explorar e a conhecer verdadeiramente a realidade do futebol. “Continuo a investigar, a ler e a fazer formação, porque na ESDL-IPVC também nos incutem o continuar a procurar constantemente o conhecimento”, aplaude.  Para Pedro Mesquita, a licenciatura foi mesmo “uma rampa” para o trajeto profissional que já está a fazer.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts