FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Jun 2022

Câmara de Arcos de Valdevez incentiva desenvolvimento rural 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou protocolos de colaboração com diversas entidades, com o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento rural no concelho de Arcos de Valdevez. Nesse sentido, serão estabelecidas colaborações com a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, com a ADERE-PG e com a Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, associações que têm como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento rural do território.

Com a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima-ARDAL foi aprovado um protocolo no valor de 75 mil euros, para apoiar a execução do plano de atividades para 2022, nomeadamente realizar diversas iniciativas de valorização, promoção e divulgação dos produtos e produtores locais e do território do PNPG. Através deste protocolo a ARDAL compromete-se a dinamizar a Porta do Mezio, o Parque de Campismo da Travanca e o “Parque Biológico do Mezio”, bem como a elaboração de candidaturas aos vários programas comunitários para a dinamização das potencialidades dos produtos locais.

Com a ADERE-PG foi aprovado um apoio de 10 mil euros para a comparticipação de projetos de promoção e valorização do território do PNPG – Parque Nacional da Peneda Gerês, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida das populações e para a valorização e conservação do Património Natural e Cultural do PNPG.

A Associação de Vinho de Arcos de Valdevez, desenvolve iniciativas de valorização e promoção dos vinhos, dos produtores/engarrafadores de Arcos de Valdevez. A articulação com a Autarquia tem contribuído para o crescimento do setor, que nos últimos anos duplicou a área de cultivo de vinhas e registou um forte crescimento de produção de vinhos. Fruto desta parceria foi aberta a loja “Vinhos e Sabores”, espaço de divulgação dos vinhos e produtos do concelho. Também são realizados vários eventos, tais como o Festivinhão para o qual foi aprovado um apoio no valor de cerca de 80 mil euros, para apoiar a realização da edição do Festivinhão 2022, um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a casta vinhão, bem como o loureiro.

Para o Presidente da Autarquia “Devemos apostar no nosso território, pois ele tem grandes potencialidades em termos económicos. É importante promover produtos, atividades e serviços ligados ao concelho, nomeadamente os do mundo rural, pois contribuem para o desenvolvimento socioeconómico de Arcos de Valdevez. “

A dinamização do mundo rural é um dos pilares de desenvolvimento do território e do concelho, dos produtos locais, da agricultura biológica, da criação de raças autóctones, do turismo de natureza e cultural, do artesanato e da gastronomia, o que contribuirá para o reforço da criação de emprego e rendimento, a fixação e atração de pessoas e investimentos para Arcos de Valdevez.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts