FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Jun 2022

CDU contra o aumento de taxas da recolha de lixo em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A CDU de Viana do Castelo opôs-se desde sempre à integração dos concelhos na empresa Resulima, alertando que visava preparar o caminho para a privatização deste serviço, que conduziria a aumentos de preços e à secundarização da qualidade do serviço e da missão de servir as populações.

A Resulima é a empresa gestora do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, envolvendo os municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. O conjunto destes concelhos detém 49% da empresa, sendo os restantes 51% detidos por uma empresa privada, a EGF.

Os dados mais recentes confirmam os alertas da CDU, tendo sido votado na reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo desta semana um aumento significativo das tarifas de resíduos para a população, os comerciantes e empresários, acentuando os problemas decorrentes do agravamento do custo de vida já sentidos por todos.

Em comunicado, a CDU esclareceu que “o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sustenta a proposta de aumentos das taxas com as decisões da Resulima, escondendo que é accionista da empresa e, tal como os restantes presidentes de Câmara, tem vindo a apoiar a estratégia desenvolvida pela Resulima, em prejuízo dos munícipes e das empresas destes concelhos”.

A proposta de aumento das taxas foi aprovada e apenas mereceu a oposição da CDU, que se confirma como a força política empenhada na defesa dos serviços públicos, a força portadora de um projecto alternativo que tem no centro das suas preocupações a qualidade de vida, o interesse das populações e o desenvolvimento e progresso dos concelhos.

A CDU reafirma a sua oposição a todo este processo e reclama a reversão deste caminho de privatização, com a reconstituição dos serviços municipais de recolha de resíduos e o aprofundamento da relação intermunicipal que não tenha no centro das prioridades o interesse dos privados, mas sim o serviço público, a qualidade de vida e o desenvolvimento dos concelhos e da região.

A alteração das regras de cálculo de tarifas dos resíduos sólidos  dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), proposta pela maioria socialista na reunião camarária, foi aprovada com a abstenção dos dois vereadores do PSD, Eduardo Teixeira e Paulo Vale e, com o voto contra da vereadora da CDU, Cláudia Marinho.

Na sessão ordinária do executivo municipal não participou a vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, nem se fez representar.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts