FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

20 Jun 2022

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM inaugurado em Monção

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Monção, localizado no terreno da antiga Escola Primária de Pousa, foi inaugurado numa cerimónia presidida pelo autarca monçanense, António Barbosa, com a presença do Diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luís Costa, e da Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira.
A cerimónia, que contou com a atual responsável da Delegação de Monção da APPACDM, Teresa Passos, e anteriores diretores da estrutura local, iniciou-se com um breve espetáculo, repleto de simbolismo e sentimento, proporcionado pelos clientes e colaboradores da instituição.
Após descerramento da placa, visita às instalações, projetadas pelo arquiteto Paulo Gomes, e visualização de vídeo, tiveram lugar os discursos. Primeiro Teresa Passos. Em síntese, historiou todo o processo, desde a candidatura à construção, evidenciando orgulho e satisfação com o resultado final.
Após tanto tempo de avanços e recuos, temos uma casa nova com todas as condições de funcionalidade, referiu Teresa Passos, agradecendo o apoio da autarquia monçanense, entidades governamentais e empresas locais que colaboraram no apetrechamento das instalações.
“𝗦𝗲𝗺 𝗼 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗮𝘂𝘁𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮, 𝗻𝗮̃𝗼 𝘀𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗽𝗼𝘀𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗹 𝗮𝘃𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝗿𝗺𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮”
O diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luís Costa, observou que a nova estrutura, agora inaugurada, garante melhores condições aos clientes e colaboradores, respondendo às exigências de qualidade indispensáveis neste género de equipamentos.
Luís Costa referiu-se, tal como havia feito Teresa Passos, à necessidade de um novo lar residencial, com terreno já disponibilizado pela Junta da Freguesia de Monção e Troviscoso.
No final, agradeceu o apoio da autarquia monçanense considerando que “sem o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Monção, não teria sido possível avançarmos com a obra”.
Enaltecendo a qualidade espacial e funcional do equipamento, a Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira, natural de Monção, realçou os ganhos em termos de funcionalidade e fez votos que, todos, com força e engenho, consigamos o desejado lar residencial.
“𝗨𝗺𝗮 𝗮𝗹𝗲𝗴𝗿𝗶𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗿 𝗼 𝘀𝗼𝗻𝗵𝗼 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲”
Aberto e disponível para continuar a colaborar com a APPACDM de Monção na concretização de projetos futuros, António Barbosa referiu sentir uma grande alegria por ajudar a instituição a transformar o sonho em realidade, contribuindo para dar uma resposta eficaz às necessidades da população na área da deficiência.
Num discurso emocionado, António Barbosa lembrou que a nova estrutura, bem conseguida em termos de arquitetura e funcionalidade, valoriza o trabalho notável que a APPACDM presta no nosso concelho, destacando a forma competente e apaixonada da direção e das colaboradoras.
“A ação social, como a educação, são setores fundamentais em qualquer sociedade. Em Monção, estão na linha da frente das nossas prioridades. Podem contar connosco para, em conjunto, fazermos de Monção um concelho, cada vez mais. solidário e inclusivo” concluiu.
𝗜𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝟳𝟳𝟬 𝗺𝗶𝗹 𝗲𝘂𝗿𝗼𝘀.
O novo equipamento fica localizado no lugar de Pousa, no espaço da antiga escola primária, representando um investimento de 770 mil euros, com financiamento da Câmara Municipal de Monção, cerca de 250 mil euros, e do Programa FEDER, no âmbito do PDTC Alto Minho, no valor de 335 mil euros.
Com um montante inicial de 200 mil euros no referido programa de apoio para a construção do CACI, a Câmara Municipal de Monção alargou o financiamento até ao montante mencionado, em detrimento de outras intervenções, o que revela a importância do atual executivo na componente social.
A nova estrutura, com capacidade para 30 clientes, reforça a resposta social no território concelhio na área da deficiência, promovendo, por um lado, soluções capazes de assegurar a qualidade e modernização dos serviços atuais e, por outro, respondendo, com eficácia, às novas realidades sociais.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts