FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

05 Jun 2022

Cerca de 400 alunos participaram na Taça do Desporto Escolar Unicef em Melgaço

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A chuva ameaçou estragar a festa, mas a verdade é que a VI Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizada em Melgaço, foi um sucesso, a todos os níveis. Contou com a participação de cerca de 400 alunos e proporcionou uma jornada com excelente competitividade, fair play e muito animação. 

Este projeto do Desporto Escolar, contou com o apoio da UNICEF Portugal, do IPDJ, da Câmara Municipal de Melgaço, do CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) e das Federações que tutelam o desenvolvimento do Andebol, Atletismo,  Basquetebol e Ténis de Mesa.

Esta competição diferenciadora permitiu a promoção da prática desportiva, num clima de grande companheirismo, destacando-se o facto de que cada equipa participante competir de forma combinada nas 4 modalidades, obtendo a sua classificação final em consequência do conjunto dos resultados obtidos em cada das provas, das diferentes modalidades, o que gerou mais entreajuda e sentido de compromisso entre todos.

No final, foi o Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, de Matosinhos, a conquistar o primeiro lugar, seguidos da Escola Secundária São Pedro, de Vila Real, e do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, de Loulé.

Entretanto, ontem, no primeiro dia desta Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com várias intervenções, nomeadamente de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, que agradeceu aos professores e técnicos o empenho, à autarquia o apoio e à UNICEF Portugal, por se associar ao Ministério da Educação neste grande projeto, na partilha de valores comuns e na importância dada à educação dos mais jovens.

No mesmo sentido, João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, corroborou o sentimento de agradecimento às autarquias de Melgaço e de Monção e destacou a alegria de estar de volta aos eventos organizados pelo Desporto Escolar. Partilhou também que o facto de termos vivido momentos tão difíceis, fazem com que este regresso seja ainda mais emocionante.

Por sua vez, Francisca Magano, Diretora de Políticas de Infância e Juventude na UNICEF Portugal, começou por felicitar “todos os que chegaram a esta fase final”, enaltecendo que “já são vencedores”. Destacou ainda a importância do desporto na promoção do bem-estar e da felicidade de crianças e jovens e centrou o papel da UNICEF na defesa dos direitos das crianças. Francisca Magano fechou a sua intervenção afirmando que “a UNICEF existe para que as crianças e os jovens sejam felizes e estamos aqui, para continuar convosco neste caminho!”, rematou.

Por último, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, deu as boas-vindas a todos, esperando que este evento seja único e inesquecível na vida de todos. Neste seguimento, afirmou que “é um gosto receber esta final! Melgaço recebe o maior clube de Portugal”. Desejou também que esta “família do Desporto Escolar” se afirme cada vez mais, como um instrumento sério de trabalho, em prol de todos os jovens e que “todos façam do desporto, aqui e em qualquer lugar, uma arma de construção da paz”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal