FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

28 Jun 2022

Ruas junto ao Campo d’Agonia acolhem super-especial do Rali de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A 10ª edição do Rali de Viana do Castelo está marcada para dias 8 e 9 de julho e destaca-se por um número recorde de competições em disputa (7), e para a super-especial que acontece na sexta-feira à noite, entre as 21h00 e as 23h00 no Campo d’Agonia.

O rali é comemorativo de uma década de existência e o CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso e a Câmara Municipal de Viana do Castelo trazem algumas novidades: uma nova classificativa (Mujães / Geraz do Lima com 9 quilómetros de extensão), a super-especial pela primeira vez será disputada nos arruamentos da cidade junto ao Campo da Agonia, o parque de assistência ficará no estacionamento junto ao navio Gil Eanes, parque de assistência no Parque de Estacionamento junto ao Gil Eannes e parque fechado da prova no Forte Santiago da Barra. 

Assim, a super-especial acontece dia 8 de julho, sexta-feira, entre as 21h00 e as 23h00 e serão instaladas bancadas no Campo d’Agonia para assistência. A super-especial acontece entre o Santuário da Senhora da Agonia e a Avenida do Campo do Castelo, apelando-se ao público para que cumpra todas as condições de segurança.

O percurso do Rali de Viana tem 10 provas Especiais de Classificação num total de 263,4km, dos quais 77,2km são cronometrados. As inscrições decorrem até ao dia 1 de julho.

O Rali de Viana pontua para o Campeonato de Portugal de GT Ralis, Campeonato de Portugal de Classicos de Ralis, Campeonato de Portugal Junior de Ralis, Campeonato Promo de Ralis, terá uma Prova Extra e tem ainda o aliciante de pontuar para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o FPAK Junior Team.

Os campeonatos nacionais não são uma novidade, mas este ano a estreia acontece com o novo Campeonato Promo de Ralis, uma competição a nível nacional destinado aos veículos de quatro rodas motrizes sem homologação ou com homologação caducada.

Também a uma competição ibérica Toyota Gazoo Racing Iberian Cup é uma novidade desta edição. A prova é organizada pelos importadores português e espanhol da marca japonesa, tendo como base o pequeno Toyota GR Yaris com motor de 3 cilindros, 1600cc e 261cv de potência, contando com um calendário de oito provas (quatro em cada país) e o Rali de Viana do Castelo será a quinta ronda da temporada.

O FPAK Junior Team apresenta-se como um troféu para jovens pilotos com base no Kia Picanto GT. O carro é cedido a cinco equipas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), bem como os pneus, as quais têm de encontrar um jovem piloto para disputar um calendário de cinco provas, sendo Viana do Castelo a segunda jornada.


Programa do 10º Rali de Viana do Castelo

Sexta – 8 de Julho
20.30h – Partida (Av de Figueiredo – Praia Norte)
21.03h – PEC 1 – SE Viana do Castelo
22.13h – Final da secção (Av de Figueiredo – Praia Norte)

Sábado – 9 de Julho
09.00h – Partida (Av de Figueiredo – Praia Norte)
09.58h – PEC 2 – Mujães / Geraz do Lima 1
10.36h – PEC 3 – S. Salvador da Torre / Amonde 1
11.34h – PEC 4 – Mujães / Geraz do Lima 2
12.12h – PEC 5 – S. Salvador da Torre / Amonde 2
13.02h – Reagrupamento – Viana do Castelo
14.55h – PEC 6 – S. Salvador da Torre / Amonde 3
15.28h – PEC 7 – Montaria 1
16.11h – PEC 8 – Outeiro 1
16.59h – PEC 9 – Montaria 2
17.42h – PEC 10 – Outeiro 2
18.42h – Final do Rali
19.00h – Entrega de prémios (Avenida de Figueiredo – Praia Norte) 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts