FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

01 Jun 2022

Viana do Castelo recebe pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e edições diversas através de autos de doação

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai receber pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e edições diversas através de três autos de doação que foram aprovados em reunião ordinária de executivo.

Assim, António Carlos Barbosa Loureiro da Costa, Carla Xavier de Basto Fonseca da Costa, Miguel Xavier de Basto Fonseca da Costa, Paulo Xavier de Basto Fonseca da Costa, filhos e herdeiros de Carlos Eurico da Costa, doaram ao Arquivo Municipal e Memória da Câmara Municipal de Viana do Castelo o espólio do seu avô, Severino Costa.

Esta doação integra 35 livros de edições antigas da obra literária de Eça de Queirós; várias edições sobre a obra queirosiana, tanto da autoria de Severino Costa como de outros autores; outro material documental, como recortes de imprensa. 

Já Natália Ferreira-Alves e Joaquim Jaime B. Ferreira-Alves doaram à autarquia 19 obras que ficarão sob custódia do Museu de Artes Decorativas. O espólio agora doado integra pintura, escultura, desenho e gravura.

A doação integra, por exemplo, a pintura La Baptéme, de 1955, em técnica misca; pintura Gabeira, em óleo; a pintura a aguarela Praia; a pintura Senhora no Navio, a carvão e pastel, de 1912; Representando Jesus, Maria Joseph, Joachim et Anna (Sagrada Parentela); Paris. Vieuw Paris vieilles rues, gravura com moldura; Vista da cidade de Goa, gravura século XVI; entre outras.

Foi ainda aprovado o auto de doação que declara que Renato Ribas doa ao Museu do Traje vianense a peça criada no âmbito do Projeto “Des_Romaria”, instalação em madeira alusiva à falta da Romaria que representa a Mordoma, de nome “Avé Maria Chieira de Graça”.

A autarquia compromete-se a guardar as peças em condições de conservação adequadas e a mencionar os dadores sempre que as peças sejam expostas ou publicadas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts