A pontuação global dos parâmetros velocidade de download e velocidade de upload, qualidade de navegação na internet e visualização de conteúdos em streaming, coloca a rede da NOS numa posição de liderança com 30.455 pontos, a uma distância considerável dos pontos dos outros operadores, respetivamente 26.147 e 25.097.
Segundo Jorge Graça, CTO da NOS, “a distinção da qualidade da rede pela maior organização portuguesa de defesa do consumidor reflete o compromisso da NOS na entrega de serviços de excelência. O forte investimento que fazemos nas redes de nova geração é um objetivo estratégico e um contributo indispensável para a transformação digital da sociedade e para o desenvolvimento do País. O reconhecimento da qualidade e desempenho das redes da NOS traduzem a satisfação dos nossos clientes, o que muito nos orgulha e motiva a fazer cada vez melhor”.
“Os resultados obtidos através desta nossa ferramenta ajudam o consumidor a selecionar uma rede móvel que seja eficiente na sua zona de residência e trabalho, e a NOS, este ano, alcançou os melhores resultados em todos os indicadores. Com cada vez mais utilizadores, o volume de dados é por isso maior, representando uma medição da informação mais realista e eficaz”, afirma Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da DECO PROTESTE.
A aplicação QualRede permite que o consumidor teste, no local onde se encontra, a qualidade da internet móvel, e regista, de forma anónima, os resultados de teste, o local e o tipo de ligação utilizado. Estes dados mantém os mapas interativos atualizados, apresentando os valores médios das medições recentes em cada concelho ou local de medição. A sua utilização é gratuita e colaborativa, ou seja, quanto mais medições e em mais locais diferentes houver, melhor será a fiabilidade dos dados e mais localidades conseguirão resultados para os três operadores.