Portugueses, mas muitos estrangeiros passearam pelo casco histórico da Vila de Caminha, sendo surpreendidos aqui e ali pelos 23 grupos que, até domingo, se encarregam da animação de Caminha Medieval. Ouvia-se falar português, claro, mas também espanhol, alemão, francês e outras línguas, numa convivência que teve um denominador comum, a Vila de Caminha.
Destaque para o número elevado de mercadores, cerca de meia centena só na área alimentar, e para a participação de todas as freguesias do concelho e várias associações e clubes locais, num total de mais de quatro centenas de pessoas.
Nas áreas temáticas, é de salientar o acampamento e oficinas pedagógicas, com campo civil e militar; ofícios medievais e jogos infantis; pharmacopeia – o hospital do peregrino; oficina de caligrafia; experiência: insanus spiritus; visita teatralizada à torre de menagem medieval; Camina librorum; viagem pela literatura medieval; mens sana in corpore sano (uma espécie de SPA de outros tempos!); acolhimento ao peregrino; cetraria; oficinas de artes e muitas tendas para provar iguarias.
Este foi o primeiro de cinco dias imperdíveis, em que o Caminho de Santiago é o mote. A primeira peregrinação cumpriu-se, mas logo há mais, a partir das 18h00. Para hoje conte com “encontros” com Histórias da fada varetas e do duende varola, na Oficina de Caligrafia; Marionetas e teatro medieval; Saltimbancos; Miseráveis; Cavaleiros em desfile pelas ruas do reino; Colecionadores de ossos; Pão do Povo; Exibição de voos de aves de rapina; A arte da caligrafia medieval – Oficina de Caligrafia; Froya & Seymor, os feiticeiros; Artes Circenses; Bino e Bina; Jograis e fogo; Gil Teatro e Animatus e Espetáculo equestre com os cavalos e cavaleiros. Fique atento ao acender da Chama do Caminho, porque o arauto vai anunciar a rota da peregrinação. E sobretudo, divirta-se, porque as portas do Burgo só fecham no início da madrugada de sexta-feira.