D. João Lavrador deixou uma mensagem a todos, paroquianos e sacerdotes, antes de anunciar as alterações.
“Convido todos os diocesanos a reconhecerem neste acto o seu profundo significado eclesial. Antes de mais em acção de graças pelo dom do sacerdócio que Jesus Cristo oferece à Igreja diocesana, mas igualmente em reconhecer a exigência de cada família, cada comunidade e cada cristão na promoção vocacional, nomeadamente ao ministério sacerdotal. Confrontados com a necessidade de oferecer às comunidades cristãs os presbíteros de que necessitam, mais sentimos a carência deste ministério ordenado.
Esta é a hora de todos nos sentirmos responsáveis pelas vocações sacerdotais.
Apresento a minha palavra de apreço e de gratidão a todos os sacerdotes que aceitaram o desafio de nova missão pastoral. Exige desinstalação mas abre a novas e interpelantes possibilidades de acção pastoral. Caminhar na sinodalidade, na comunhão, na participação e na missão partilhada por todos os baptizados é o grande desafio pastoral que a todos nos mobiliza e nos abarca.
Prioridade aos jovens, comunidades verdadeiramente ministeriais e a promoção dos organismos de participação e corresponsabilidade de todos os fiéis cristãos são outras tantas exigências que são colocadas à acção pastoral da Igreja na nossa diocese.
Por último, apresento uma palavra de muita gratidão e reconhecimento, em meu nome próprio e da diocese, a todos os sacerdotes que, por razões de saúde ou de idade, deixaram o exercício pastoral nas paróquias que serviram tão diligentemente. Que o Senhor, o Bom Pastor, compense em graças toda a sua generosidade e dedicação pastoral”.
Nomeações presbiterais no ano de 2022/23
Havemos por bem nomear:
Arciprestado de Arcos de Valdevez
Padre Carlos Alberto da Cruz Faria Martins deixa as paróquias «in solidum» de Fiães, Rouças, Paços, Chaviães e Cristóval, Santa Maria de Melgaço, Prado, Remoães, Penso e Alvaredo, do Arciprestado de Melgaço, e é nomeado pároco das paróquias de S. Paio de Jolda, Sta. Maria Madalena de Jolda, S. Lourenço de Rio Cabrão, Padreiro Salvador e S. Vicente de Távora, do Arciprestado de Arcos de Valdevez.
Pe. Artur Pais Pereira: dispensado de Padreiro Salvador e S. Vicente de Távora. Mantém-se como pároco de Sta. Maria de Távora, S. Tiago de Tabaçô e Na. Sra. da Purificação de Santar.
Pe. Luciano Reis Lima Forte da Costa: dispensado de administrador paroquial de S. Lourenço de Rio Cabrão, Sta. Maria Madalena de Jolda, S. Paio de Jolda e S. Bartolomeu de Monte Redondo. Dispensado de pároco in solidum moderador de S. João Baptista de Rio Frio, S. Cipriano de Senharei, S. Tomé de Aguiã, Sta. Eulália de Rio de Moinhos, S. Martinho de Mei, Divino Salvador de Sabadim, Santa Comba de Eiras e S. Estevão de Aboim das Choças. Nomeado pároco de S. Bartolomeu de Monte Redondo, S. João Baptista de Rio Frio, S. Cipriano de Senharei e Sta. Eulália de Rio de Moinhos. Mantém-se como pároco de Sta. Eulália de Gondoriz.
Pe. Orlando Fernandes Carreira: dispensado de administrador paroquial de S. Miguel de Loureda, Na. Sra. da Expectação de Álvora e S. André de Portela. Dispensado de pároco in solidum de S. João Baptista de Rio Frio, S. Cipriano de Senharei, S. Tomé de Aguiã, Sta. Eulália de Rio de Moinhos, S. Martinho de Mei, Divino Salvador de Sabadim, Santa Comba de Eiras e S. Estevão de Aboim das Choças. Nomeado pároco de S. Martinho de Mei, Divino Salvador de Sabadim, Santa Comba de Eiras, S. Estevão de Aboim das Choças, S. Miguel de Loureda, Na. Sra. da Expectação de Álvora e S. André de Portela.
Pe. José Aventino Amorim de Freitas: dispensado de administrador paroquial de S. Pedro de Souto. Dispensado de pároco in solidum moderador de Arcos de Valdevez Savador, Arcos de Valdevez S. Paio, Sto. André de Guilhadeses, S. Vicente de Giela, Santa Comba de Vilafonche, S. Pedro de Sá, São Cosme e São Damião, Santa Maria de Vilela, S. Pedro
de Sá e S. João Baptista de Sistelo. Nomeado pároco de Arcos de Valdevez Savador, Arcos de Valdevez S. Paio, Sto. André de Guilhadeses, S. Vicente de Giela, Santa Comba de Vilafonche e S. Pedro de Souto. Mantém-se como Capelão da Santa Casa da Misericórdia.
Pe. Bruno Manuel Gonçalves Barbosa: dispensado de administrador paroquial de Divino Salvador de Cabreiro. Dispensado de pároco in solidum de Arcos de Valdevez Savador, Arcos de Valdevez S. Paio, Sto. André de Guilhadeses, S. Vicente de Giela, Santa Comba de Vilafonche, S. Pedro de Sá, São Cosme e São Damião, Santa Maria de Vilela, S. Pedro de Sá e S. João Baptista de Sistelo. Nomeado pároco de S. João Baptista de Sistelo, Divino Salvador de Cabreiro, S. Pedro de Sá, Santa Maria de Vilela e São Cosme e São Damião. Mantém-se como notário do tribunal eclesiástico e membro da equipa da vigararia do clero.
Pe. António Barbosa de Sousa: dispensado de administrador paroquial de S. Cosme e S. Damião de Ázere e S. Pedro do Couto. Nomeado pároco de S. Tomé de Aguiã. Mantendo-se como pároco de Sta. Marinha de Prozelo e S. João Baptista de Parada.
Pe. Vítor Manuel Pereira Fernandes: nomeado pároco de S. Cosme e S. Damião de Ázere e S. Pedro do Couto. Mantêm-se como pároco de Sta. Maria de Paçô, Sta. Maria de Grade, S. Tiago de Carralcova e S. Martinho de Cabana Maior.
Pe. João Rebelo Vieira Araújo é dispensado de pároco de Divino Salvador de Cabreiro e S. Miguel de Loureda. Agradeço em meu nome pessoal e da diocese o seu trabalho pastoral ao longo dos anos de pároco.
Pe. António Morgado Santa Marinha é dispensado de pároco de S. Pedro do Couto e S. Cosme e S. Damião de Ázere. Agradeço em meu nome pessoal e da diocese o seu trabalho pastoral ao longo dos anos de pároco.
Pe. José de Brito Alves é dispensado de pároco de Na. Sra. da Expectação de Álvora e S. André de Portela. Agradeço em meu nome pessoal e da diocese o seu trabalho pastoral ao longo dos anos de pároco.
Arciprestado de Caminha
Padre Rui Filipe Gonçalves Rodrigues deixa a paroquialidade de Seixas, Vilar de Mouros e Lanhelas, continuando pároco das restantes paróquias para as quais está nomeado.
Padre Paulo Emanuel Martins Dias deixa a paroquialidade de Argela, continuando com a paroquialidade das restantes paróquias para as quais está nomeado.
Padre João Martinho Rodrigues Amorim deixa a Equipa do Seminário, é dispensado de Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate e é nomeado pároco de Seixas, Vilar de Mouros, Lanhelas e Argela, do Arciprestado de Caminha, continuando na equipa do Pré-seminário.
Arciprestado de Melgaço
Padre Rogério Fernandes Rodrigues deixa a paroquialidade «in solidum» de Calheiros, Brandara, Bárrio, Cepões, Labruja, Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, no Arciprestado de Ponte de Lima, é nomeado pároco de Fiães, Rouças Paços, Chaviães e Cristóval, do Arciprestado de Melgaço.
Arciprestado de Ponte de Lima
Padre José Correia Vilar deixa a administração paroquial de Santa Maria dos Anjos de Ponte de Lima e de São Mamede de Arca, continuando como pároco de Correlhã e demais cargos para que está nomeado.
Padre Manuel Abreu de Palma deixa, por motivos de saúde, as paróquias de Moreira do Lima, Cabração e Feitosa. Agradeço em meu nome pessoal e da diocese o seu trabalho pastoral ao longo dos anos de pároco.
Padre João Paulo Torres Vieira é nomeado pároco «in solidum» e moderador de Refoios do Lima, Arcozelo, Bertiandos, Sá, Santa Comba, Moreira do Lima e Cabração.
Padre Luís Armando Barroso Martins é nomeado pároco «in solidum» de Refoios do Lima, Arcozelo, Bertiandos, Sá, Santa Comba, Moreira do Lima e Cabração.
Mons. José Fernando Caldas Esteves deixa as paróquias, «in solidum» de Darque, Mazarefes, Vila de Punhe e Castelo de Neiva, do Arciprestado de Viana do Castelo, e é nomeado pároco de Santa Maria dos Anjos de Ponte de Lima, São Mamede de Arca e Feitosa, do Arciprestado de Ponte de Lima.
Padre Jorge Manuel da Silva Ramos deixa a paroquialidade «in solidum» de Calheiros, Brandara, Bárrio, Cepões, Labruja, Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, no Arciprestado de Ponte de Lima, e é nomeado pároco de Calheiros, Brandara e Vilar do Monte, do arciprestado de Ponte de Lima.
Padre Ricardo José Vieiras Carreira é nomeado pároco de Bárrio, Cepões, Labruja, Labrujó e Rendufe, arciprestado de Ponte de Lima; é nomeado Coordenador da Comissão para a promoção do Diaconado
Permanente na diocese e Promotor da Justiça e Defensor do Vinculo no Tribunal Eclesiástico Diocesano.
Arciprestado de Viana do Castelo
Padre José Domingues Leal Meira da Rocha deixa a paroquialidade «in sólidum» de Darque, Mazarefes, Vila de Punhe e Castelo de Neiva, do Arciprestado de Viana do Castelo, e é nomeado pároco de Vila de Punhe e Administrador Paroquial de Alvarães.
Padre Xavier Amado Fernandes Moreira, deixa a paroquialidade «in solidum» de Darque, Mazarefes, Vila de Punhe e Castelo de Neiva, do Arciprestado de Viana do Castelo, e é nomeado pároco de Darque e Castelo de Neiva, do Arciprestado de Viana do Castelo.
Padre Fábio Jorge Araújo Carvalho é nomeado pároco de Mazarefes, Arciprestado de Viana do Castelo, continuando como Capelão do Hospital e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.
Padre Paulo José Norberto Alves é nomeado Vigário Paroquial da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Arciprestado de Viana do Castelo.
Padre Vitor Miguel Rodrigues Gonçalves Rocha, por motivos de doença, interrompe a sua actvidade pastoral para internamento terapêutico.