O documento aprovado agora foi concertado com o Agrupamento de Escolas de Caminha e baseia-se na previsão de matrículas, processo que não está finalizado. O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo de 2022/2023 poderá ainda ser reajustado, como explicou a Vereadora da Educação, Liliana Ribeiro. Neste momento os dados já conhecidos apontam para um pouco mais de 700 alunos, dos diferentes graus de ensino, e um valor de cerca de 412 mil euros.
No concelho de Caminha, os transportes escolares são assegurados pela Câmara Municipal de Caminha para todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário. Este serviço é gratuito e disponibilizado sempre e quando esta necessidade se verifique.
A Câmara oferece o serviço de transporte entre o local da residência e os estabelecimentos de ensino, aos alunos que residam a mais de 3 quilómetros do equipamento escolar que frequentam. Ainda é assegurado o transporte aos alunos que vivem a menos de 3 quilómetros do estabelecimento de ensino, cujo acesso à escola é difícil, mediante avaliação dos serviços camarários, a requerimento dos encarregados de educação.
Os transportes escolares são assegurados pelas carreiras regulares em funcionamento na área do Município, complementados com os serviços de transporte assegurados quer pelo serviço de transportes da Câmara Municipal de Caminha, quer pelas Juntas de Freguesia e Associações do concelho – enquanto entidades parceiras – através da celebração de contratos interadministrativos ou através da atribuição de subsídios.