Neste Roteiro pela Justiça Climática, que começa em Lisboa, os bloquistas estão a “apresentar propostas e denunciar situações que do ponto de vista ambiental e social devem ser encaradas”, disse Catarina Martins à Rádio Geice.
A líder do BE discursou, na Praça da Erva em Viana do Castelo, para algumas dezenas de populares, que aproveitaram ainda os concertos oferecidos pelo Bloco para se divertir na noite vianense.
No dia seguinte, já sem a presença da líder, o Cinema Verde recebeu a mostra “Pelo Clima” que incluiu três sessões sobre a luta pela água, pelas cidades e pela justiça climática.
A primeira projeção, um documentário “Wantoks: Dança de resiliência na Melanesia”, de Iara Lee (2019, Ilhas Salomão/EUA/Brasil/Bulgária, 20’) e “Cenas de uma Cidade Seca”, de François Verster e Simon Wood (2018, EUA/África do Sul, 13’).
A segunda sessão de cinema mostrou o filme “Queridas Crianças do Futuro”, de Franz Böhm (2021, EUA/Inglaterra/Alemanha, 90’). Mais tarde, pelas 21h30, será projetado “Sonhadores da Cidade”, de Joseph Hillel (2020, Canadá/EUA, 96’).
Este roteiro do Bloco terá uma componente de visibilidade de rua, podendo o seu formato variar de local para local e em função das circunstâncias e do território.